BRINCAR HEURÍSTICO NA BNCC: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Fabiano Kausque Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Jaíne Lorivânia Neckel da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Maiara Vieira da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Patricia Caminski Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Dirce Welchen Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7376

Palavras-chave:

BNCC. Brincar heurístico. Educação Infantil.

Resumo

A pesquisa trata do brincar heurístico na Educação Infantil conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Seu objetivo geral é identificar a concepção do brincar heurístico na educação infantil conforme o documento. Entre os objetivos específicos, constam examinar o brincar na Educação Infantil conforme concebido na BNCC; conhecer teorias e autores referentes ao brincar heurístico. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se nas técnicas bibliográfica e documental com base em artigos publicados em diferentes periódicos, bem como documentos legais. Em relação aos resultados, o brincar heurístico é construído durante o desenvolvimento da primeira infância, em seus aspectos social, intelectual, psicomotor e experiências expressivas, sensoriais, sociais e relacionais das crianças, além de oferecer a elas acesso às produções culturais, e também por meio das experiências que o aprendizado é construído pelas ações e interações com outras crianças e adultos, permitindo, assim, desenvolvimento, socialização e aprendizagem. Com base nas propostas do brincar heurístico, conclui-se que a BNCC sugere usar materiais não estruturados, fora do contexto dos brinquedos comercializados, os quais, por serem prontos, não favorecem as experimentações e possibilidades da criatividade infantil. Por sua vez, a exploração com materiais não estruturados possibilita a ampliação das criações e do imaginário das crianças, permitindo que façam suas próprias descobertas e construam novos ressignificados para as suas brincadeiras.

Biografia do Autor

Fabiano Kausque, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Discente do curso de Educação Especial e Matemática; Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Discente do curso de Educação Especial e Matemática; Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Maiara Vieira da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Discente do curso de Educação Especial e Matemática; Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Patricia Caminski, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Discente do curso de Educação Especial e Matemática; Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Dirce Welchen, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Docente do curso de Educação Especial e Matemática; Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

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Publicado

11/11/2022

Como Citar

Kausque, F. ., Silva, J. L. N. da ., Silva, M. V. da ., Caminski, P. ., & Welchen, D. . (2022). BRINCAR HEURÍSTICO NA BNCC: RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 4104–4114. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7376