ÁGUA, TERRA, AR E FOGO: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Regina Célia Cezana Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22055

Palavras-chave:

Educação infantil. Aprendizagem sensorial. Educação ambiental. Brincar. Elementos da natureza.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa práticas pedagógicas realizadas com crianças de 2 a 3 anos, organizadas a partir do projeto "Um passo de cada vez... a aventura continua no céu, na terra e no mar", que teve como eixo estruturante os quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo (simbólico). O objetivo consistiu em compreender como vivências sensoriais baseadas na natureza favorecem aprendizagens cognitivas, socioemocionais e ambientais. A pesquisa caracterizou-se como descritivo-qualitativa, utilizando observação participante, registros de campo e rodas de conversa como instrumentos. A fundamentação teórica articula contribuições contemporâneas sobre o brincar, aprendizagem sensorial, educação ambiental e mediação pedagógica na educação infantil, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontaram elevado engajamento das crianças, ampliação de vocabulário, atitudes pró-ambientais iniciais e fortalecimento de vínculos afetivos. Conclui-se que práticas pedagógicas centradas na natureza constituem caminhos relevantes para integrar cuidado, ludicidade e educação ambiental desde a primeira infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Cezana, Christian Business School

Mestranda em Educação pela Christian Business School. Licenciatura em Pedagogia (habilitação em Magistério e Orientação Educacional) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Educação pela Faculdades Integradas Espírito Santense, atual Centro Universitário FAESA. Pedagoga concursada nas redes municipais de ensino de Vitória e Serra, Espírito Santo.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Ph.D e Doutora em Educação pela Christian Business School, título de Doutora em Educação reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Mestre em Educação pela Christian Business School, título de Mestre em Educação reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Especialista em Escrita Acadêmica Avançada, Especialista em Psicopedagogia, Terapeuta ABA, Graduada em Pedagogia e Habilitação em Magistério pela Escola Municipal de Cumaru - PE, Professora Orientadora da Christian Business School – CBS. 

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Cezana, R. C., & Silva, R. I. P. da. (2025). ÁGUA, TERRA, AR E FOGO: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2392–2410. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22055