ÁGUA, TERRA, AR E FOGO: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22055Palavras-chave:
Educação infantil. Aprendizagem sensorial. Educação ambiental. Brincar. Elementos da natureza.Resumo
Este artigo apresenta e analisa práticas pedagógicas realizadas com crianças de 2 a 3 anos, organizadas a partir do projeto "Um passo de cada vez... a aventura continua no céu, na terra e no mar", que teve como eixo estruturante os quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo (simbólico). O objetivo consistiu em compreender como vivências sensoriais baseadas na natureza favorecem aprendizagens cognitivas, socioemocionais e ambientais. A pesquisa caracterizou-se como descritivo-qualitativa, utilizando observação participante, registros de campo e rodas de conversa como instrumentos. A fundamentação teórica articula contribuições contemporâneas sobre o brincar, aprendizagem sensorial, educação ambiental e mediação pedagógica na educação infantil, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontaram elevado engajamento das crianças, ampliação de vocabulário, atitudes pró-ambientais iniciais e fortalecimento de vínculos afetivos. Conclui-se que práticas pedagógicas centradas na natureza constituem caminhos relevantes para integrar cuidado, ludicidade e educação ambiental desde a primeira infância.
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