A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA INFANTIL

Autores

  • Daiana Cristina de Almeida Martins
  • Débora Thais Nascimento da Silva
  • Deize Maria Auxiliadora
  • Rosângela Fernandes do Nascimento
  • Simone Siqueira de Souza Rocha
  • Vanessa de Fátima Sobral da Conceição
  • Viviane Ramos Mota

Palavras-chave:

Família. Educação. Lúdico.

Resumo

Atualmente, não pode ser considerada apenas um modelo de organização familiar, pois na sociedade atual temos diversos arranjos para esta instituição. O conceito de infância também passou por profundas mudanças. Se não houvesse filhos favoritos na Idade Média; Assim que passaram pelo período mais crítico com alto risco de mortalidade, foram incluídos no mundo dos adultos. As crianças de hoje têm direitos e responsabilidades, mas suas agendas estão repletas de atividades. A educação infantil, como instituição complementar à educação familiar, também passou por diversas tarefas desde o seu nascimento. Se originalmente mudou seu trabalho para ajudar, hoje está relacionado à educação e cuidado de uma criança.  Assim, os resultados mostram que a relação entre escola e família das crianças é repleta de emoções e sentimentos, portanto deve ser compreendida e levada a sério, pois uma relação desarmoniosa pode colocar em risco o trabalho educativo realizado com as crianças. uma criança Essas instituições devem primar por um relacionamento interpessoal saudável, levando em consideração a criança e seu desenvolvimento.

A relação entre a família e a creche é um tema que permeia o cotidiano dessas instituições. Esse relacionamento é próximo e cheio de emoções e sentimentos, e mesmo uma pequena falha na comunicação pode levar a mal-entendidos que podem ameaçar o sucesso da paternidade com os filhos. Dessa forma, o problema de pesquisa questionou, qual a representação da instituição familiar sobre a importância da educação infantil e a necessária parceria entre escola e família?

O objetivo deste estudo justifica-se pela preocupação que surgiu sobre a relação entre essas duas instituições, pois a criança é seu ponto comum. Compreender claramente o papel da escola e da família, e tentar garantir que a criança tenha um ambiente de desenvolvimento saudável, e para isso, a família e a escola devem buscar constantemente uma relação harmoniosa, não sem conflitos, mas consistentemente resolvida, nunca esquecendo . educação e desenvolvimento da criança. O objetivo deste trabalho é analisar criticamente a relação entre escola e família no contexto da educação infantil; discutir a organização familiar e a construção do conceito de infância ao longo da história; evidenciar o papel da família e do jardim de infância no ensino e aprendizagem da criança e sentir a representação da família sobre o seu papel na educação dos filhos e a missão educativa da puericultura na sociedade atual. Como metodologia, este estudo foi desenvolvido de forma qualitativa e por meio de pesquisa bibliográfica. O objetivo deste livro é comunicar a importância da relação entre a família e a educação infantil, pois essas instituições são importantes para a vida da criança. Portanto, os profissionais que atuam nessa área precisam saber quais são os aspectos envolvidos em uma relação tão próxima.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Martins, D. C. de A. ., Silva, D. T. N. da ., Auxiliadora, D. M. ., Nascimento, R. F. do ., Rocha, S. S. de S. ., Conceição, V. de F. S. da ., & Mota, V. R. . (2022). A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–111. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/7355

Edição

Seção

E-books

Categorias