APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO MÉTODO LÚDICO

Autores

  • Daiza Marina Borges Carvalho Faculdade Educamais- UNIMAIS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10007

Palavras-chave:

Aprendizagem infantil. Lúdico. Jogos. Brincadeiras.

Resumo

Este artigo científico possuí como temática “Aprendizagem de crianças da educação infantil através do método lúdico” com o objetivo de compreender a importância do ensino lúdico e o uso das brincadeiras e jogos na aprendizagem infantil discutindo a aplicabilidade do lúdico no cotidiano escolar e as dificuldades de implantação. Brincando, a criança se desenvolve melhorando suas habilidades motoras, sociais e intelectuais. A brincadeira proporciona prazer e faz com que a criança assimile melhor o conteúdo. Buscou-se descrever a importância do lúdico para a aprendizagem infantil e como é inserido no cotidiano escolar, através de pesquisa bibliográfica. A aplicabilidade do ensino lúdico é lenta, por faltar didática especifica na formação dos professores e incentivos por partes da coordenação escolar. Evidenciou-se a falta de planejamento de um projeto organizado para aliar jogos e brincadeiras ao conteúdo teórico, pois sem este projeto cabe ao professor toda a carga de planejar atividades atrativas que facilitem o aprendizado dos conteúdos teóricos pelos alunos. Os jogos educativos mostram a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil e contribui para a aquisição de conhecimento da criança.

Biografia do Autor

Daiza Marina Borges Carvalho, Faculdade Educamais- UNIMAIS

Especialista em Educação Infantil, título obtido na Faculdade Educamais- UNIMAIS. São Paulo/SP. Graduada no curso Licenciatura em Pedagogia, título obtido na Universidade Cidade de São Paulo –UNICID São Paulo /SP. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Carvalho, D. M. B. (2023). APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO MÉTODO LÚDICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2616–2627. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10007