OS JOGOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana da Silva Lima Faria Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Carla Auxiliadora Barreto Romão Faculdade INVEST de Ci~encias e Tecnologia
  • Joyce Cruz Dias
  • Lucimar Dias de Oliveira Gomes Faculdade Atutide – FAEC
  • Rita de Cássia da Silva Mendes Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais - IESMIG
  • Simone Siqueira de Souza Rocha Faculdade Mantenense dos Vales Gerais- INTERVALE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7289

Palavras-chave:

Educação Infantil. Lúdico. Técnicas Lúdicas. Aprendizagem das Crianças.

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem, através de jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa configura-se como bibliográfica tomando por base autores como Vygotsky (1984), Piaget (1972), Kishimoto (1994), entre outros. Os autores pesquisados apontam como importante a utilização de jogos e brincadeiras na educação infantil. A qualidade de oportunidades oferecidas à criança por meio de brincadeiras e brinquedos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. Na brincadeira, manifestam-se suas habilidades e o professor, observando-as, pode enriquecer sua aprendizagem, fornecendo intervenções adequadas no momento certo.

Biografia do Autor

Adriana da Silva Lima Faria, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Carla Auxiliadora Barreto Romão, Faculdade INVEST de Ci~encias e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade INVEST de Ci~encias e Tecnologia.

Joyce Cruz Dias

Graduada em Ciências Biológicas, Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação de Jovens e Adultos – EJA, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização.

Lucimar Dias de Oliveira Gomes, Faculdade Atutide – FAEC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Univeristário – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Atutide – FAEC.

Rita de Cássia da Silva Mendes, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais - IESMIG

Graduada em Educação Artística – Licenciatura Plena com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Práticas do Ensino de Artes na Educação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais - IESMIG.

Simone Siqueira de Souza Rocha, Faculdade Mantenense dos Vales Gerais- INTERVALE

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), com especialização em Educação Infantil pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE), atualmente Coordenadora Pedagógica na Creche Municipal Sebastião Tolomeu.

Downloads

Publicado

03/11/2022

Como Citar

Faria, A. da S. L. ., Romão, C. A. B. ., Dias, J. C. ., Gomes, L. D. de O. ., Mendes, R. de C. da S. ., & Rocha, S. S. de S. . (2022). OS JOGOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1791–1800. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7289

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>