A LUDICIDADE COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6496Palavras-chave:
Criança. Lúdico. Aprendizagem.Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem a pretensão de oferecer subsídios para a melhor compreensão sobre o processo de formação em relação ao lúdico em sala de aula como parte integrante da vida de cada criança. O lúdico é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincar é coisa séria, porque na brincadeira, a criança se equilibra, recicla suas emoções e sacia sua necessidade de conhecer e reivindicar a realidade. A metodologia utilizada para construção deste artigo científico foi qualitativa, tendo como método, a pesquisa participante e, teve como instrumentos de coleta de dados observações participantes, um questionário com a professora regente da turma e um diário de campo, onde foram realizadas anotações sobre as observações no contexto escolar. De acordo com os dados obtidos e com o registro das observações do trabalho desenvolvido nesta turma de alunos, foi possível verificar que os jogos e brincadeiras têm um papel importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Os jogos e brincadeiras simbolizam as mais diversas vivências do dia a dia, obtendo avanços positivos na maneira de relacionar-se com o outro e consigo mesma. Portanto, através de atividades lúdicas, os alunos aprendem de forma prazerosa e espontânea, aguçando sua criatividade, proporcionando assim o desenvolvimento de suas capacidades afetivas, cognitivas e sociais, no qual, irá favorecer seu desenvolvimento integral nesse período da infância.
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