A LUDICIDADE COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Maiura dos Santos Barbieri Faculdade de Educação São Luis
  • Cristiane Montagner Pires Faculdade de Educação São Luis

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6496

Palabras clave:

Criança. Lúdico. Aprendizagem.

Resumen

O presente trabalho de conclusão de curso tem a pretensão de oferecer subsídios para a melhor compreensão sobre o processo de formação em relação ao lúdico em sala de aula como parte integrante da vida de cada criança. O lúdico é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincar é coisa séria, porque na brincadeira, a criança se equilibra, recicla suas emoções e sacia sua necessidade de conhecer e reivindicar a realidade. A metodologia utilizada para construção deste artigo científico foi qualitativa, tendo como método, a pesquisa participante e, teve como instrumentos de coleta de dados observações participantes, um questionário com a professora regente da turma e um diário de campo, onde foram realizadas anotações sobre as observações no contexto escolar. De acordo com os dados obtidos e com o registro das observações do trabalho desenvolvido nesta turma de alunos, foi possível verificar que os jogos e brincadeiras têm um papel importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Os jogos e brincadeiras simbolizam as mais diversas vivências do dia a dia, obtendo avanços positivos na maneira de relacionar-se com o outro e consigo mesma. Portanto, através de atividades lúdicas, os alunos aprendem de forma prazerosa e espontânea, aguçando sua criatividade, proporcionando assim o desenvolvimento de suas capacidades afetivas, cognitivas e sociais, no qual, irá favorecer seu desenvolvimento integral nesse período da infância.      

Biografía del autor/a

Maiura dos Santos Barbieri, Faculdade de Educação São Luis

Pós- Graduação em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós- Graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís. E-mail: maiura.barbieri@yahoo.com

Cristiane Montagner Pires, Faculdade de Educação São Luis

Pós-Graduação em Educação Infantil - Faculdade de Educação São Luis. Pedagogia - Faculdade Única de Ipatinga - Graduação em História – UNIFRA. E-mail: cristiane.pires2009@hotmail.com.

 

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Barbieri, M. dos S. ., & Pires, C. M. . (2022). A LUDICIDADE COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 313–324. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6496