A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Antonia Rosa Sobral Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Danielle Aparecida dos Santos Queiroz Faculdade Afirmativo
  • Greicy Regina da Costa Souza Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais– IESMIG
  • Joanise Domingas Flanofa Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC
  • Jociane Modesto de Azevedo Faculdade Afirmativo
  • Miriam Arruda de Souza Faculdade das Águas Emendadas - FAE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6171

Palavras-chave:

Educação Infantil. Avaliação. Instrumentos Avaliativos.

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi investigar o uso de instrumentos de avaliação na educação infantil. Para tanto, em um primeiro momento, foi realizado um estudo bibliográfico, baseado em teóricos da área da educação e em documentos legais que regulamentam a educação, visando aprimorar o conceito de avaliação e instrumentos avaliativos no contexto da educação infantil. Conforme teóricos da área e documentos legais que normatizam a educação para este nível de ensino. Concluiu-se que os professores geralmente conhecem e utilizam diversos instrumentos de avaliação, e tem consciência da importância desses instrumentos para o seu próprio trabalho e para o desenvolvimento de suas crianças, mas, devido aos muitos instrumentos que utilizavam, não os exploravam em profundidade.

Biografia do Autor

Antonia Rosa Sobral, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Danielle Aparecida dos Santos Queiroz, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Greicy Regina da Costa Souza, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais– IESMIG

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil pela IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Joanise Domingas Flanofa, Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologia – INET. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pelas Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC.

Jociane Modesto de Azevedo, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Miriam Arruda de Souza, Faculdade das Águas Emendadas - FAE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas - FAE.

 

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Sobral, A. R. ., Queiroz, D. A. dos S. ., Souza, G. R. da C. ., Flanofa, J. D. ., Azevedo, J. M. de ., & Souza, M. A. de . (2022). A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1925–1938. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6171