AVALIAÇÃO ESCOLAR E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE ABAETETUBA/PA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6271Palavras-chave:
valiação Escolar. Instrumentos Avaliativos. Ensino Fundamental.Resumo
O presente estudo busca evidenciar um diálogo sobre Avaliação Escolar, tendo como pano de fundo os Instrumentos Avaliativos utilizados no contexto dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Abaetetuba/PA. Para tanto, utiliza-se da pesquisa de cunho teórico-documental, tendo por base aportes teóricos, entre os quais, HOFMANN (2010, 2018), FREIRE (2007), LUCKESI (2011), RIBEIRO (2016) e aportes legais como LDB 9.394/96, BNCC (2017) e Resolução 001/18, de 17 de janeiro de 2018 do Conselho Municipal de Educação (CME) de Abaetetuba/PA. Discorre acerca de Instrumentos Avaliativos enquanto recursos utilizados na coleta e análise de dados visando o desenvolvimento dos estudantes, a partir do proposto pelas legislações já mencionadas, considerando a Avaliação Escolar como diagnóstica, processual e inclusiva, a qual proporciona uma reflexão a ser transformada em ação, buscando desta forma a constante e necessária melhoria no processo ensino-aprendizagem. Melhoria esta que tende a ser mais significativa a partir da utilização da soma de vários instrumentos avaliativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY