A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Benedito Antônio Nonato Pinheiro Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2180

Palavras-chave:

Pesquisa. Feiras de Ciências. Construção do Conhecimento.

Resumo

O presente estudo aborda a Pesquisa e as Feiras de Ciências enquanto ferramentas relevantes para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, reflete acerca do conceito de pesquisa, sua importância, o professor enquanto pesquisador em potencial e a relevância das Feiras de Ciências para o processo de construção do conhecimento. Toma por base, a abordagem qualitativa documental, a partir de estudiosos como GODOY (1995),  KRIPKA; SHELLER; BONOTTO, 2015, DEMO (2009, 2015), TIBA (2009), BEZERRA (2008), MARTINS (2007), PEREIRA; OAIGEM; HENING, (2000) e de documentos como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998), para enfatizar que através da pesquisa o professor percebe-se enquanto eterno aprendiz, devendo incentivar os estudantes a constantemente buscar novos conhecimentos, e que para tanto necessita dar o exemplo, sendo pesquisador, iniciando por questionar sua própria prática, bem como promover momentos como estimular a promoção de Feiras de Ciências, nos quais os estudantes pesquisam acerca de determinado tema, propõe e socializam soluções para determinados problemas de seu contexto social, construindo assim seu próprio conhecimento.

Biografia do Autor

Benedito Antônio Nonato Pinheiro , Universidade do Estado do Pará

Especialista em Informática e Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA); Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Professor de Séries Iniciais na Função de Técnico da Coordenação de Conselhos Escolares pela Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba/PA; Especialista em Educação – Coordenador Pedagógico – na Função de Vice-Diretor Eleito em Unidade Escolar pela Secretaria de Estado de Educação do Pará. E-mail: beneditononatopinheiro@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Pinheiro , B. A. N. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 204–215. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2180