A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2180Palavras-chave:
Pesquisa. Feiras de Ciências. Construção do Conhecimento.Resumo
O presente estudo aborda a Pesquisa e as Feiras de Ciências enquanto ferramentas relevantes para o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, reflete acerca do conceito de pesquisa, sua importância, o professor enquanto pesquisador em potencial e a relevância das Feiras de Ciências para o processo de construção do conhecimento. Toma por base, a abordagem qualitativa documental, a partir de estudiosos como GODOY (1995), KRIPKA; SHELLER; BONOTTO, 2015, DEMO (2009, 2015), TIBA (2009), BEZERRA (2008), MARTINS (2007), PEREIRA; OAIGEM; HENING, (2000) e de documentos como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998), para enfatizar que através da pesquisa o professor percebe-se enquanto eterno aprendiz, devendo incentivar os estudantes a constantemente buscar novos conhecimentos, e que para tanto necessita dar o exemplo, sendo pesquisador, iniciando por questionar sua própria prática, bem como promover momentos como estimular a promoção de Feiras de Ciências, nos quais os estudantes pesquisam acerca de determinado tema, propõe e socializam soluções para determinados problemas de seu contexto social, construindo assim seu próprio conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY