O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA: O CAMPO SOCIAL EM DEBATE METODOLÓGICO

Autores

  • Justino Gomes Universidade Estadual do Ceará
  • Isnaba Tique Centro Cultural Português na Guiné-Bissau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.5028

Palavras-chave:

Ciência. Conhecimento. Sociologia. Positivismo.

Resumo

A ciência é um instrumento criado por ser humano entre os séculos XVI e XVIII na sua insaciável ambição de conhecer e explicar a si mesmo e os demais fenômenos que o circundam; contudo, antes da consolidação da ciência enquanto instrumento sistemático que auxilia o Homem na compreensão e explicação das realidades e dos fenômenos observados, sentidos e imaginados, este já fazia esforços em explicar a natureza e as suas dinâmicas. Este trabalho apresenta alguns debates sobre a construção da ciência no campo social, detendo-se no debate entre positivistas e não positivistas na definição do método aplicável às pesquisas sociais. O trabalho é de caráter bibliográfico com recurso à técnica metodológica qualitativa baseada na revisão da literatura. Conclui que, após a consolidação da ciência no campo natural, sob predomínio da quantificação, sistematização e universalização das leis gerais explicativas das regularidades e irregularidades dos fenômenos, as Ciências Humanas e Sociais, nascidas no século XVIII e consolidadas nos séculos XIX e XX, foram influenciadas a legitimarem o método das Ciências Naturais. Porém, a compreensão das diferenças entre o campo natural e social sustentou rupturas que abriram o campo social para o pluralismo epistemológico em função da natureza dos seus objetos de pesquisa.

Biografia do Autor

Justino Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Técnico Médio em Administração pelo Centro de Formação Técnico Profissional São Leonardo Murialdo (CFTPSLM) Guiné-Bissau. Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Licenciando em Sociologia pela mesma Universidade e Mestrando em Sociologia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Isnaba Tique, Centro Cultural Português na Guiné-Bissau

Licenciado em língua portuguesa. Professor pela Escola Nacional de Administração- ENA. Guiné-Bissau. Técnico formador de língua portuguesa pela FEC e professor do curso de aperfeiçoamento em língua portuguesa pelo Centro Cultural Português na Guiné-Bissau – grupo de professores AJALV.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Gomes, J. ., & Tique, I. . (2022). O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA: O CAMPO SOCIAL EM DEBATE METODOLÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 2137–2157. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.5028