CRIMINOLOGIA X SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS TEORIAS MACROSSOCIOLÓGICAS EXPLICATIVAS DO CRIME E SUA RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA

Autores

  • Turíbio Marques Gonçalves Júnior Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Bernardo Ricciardi dos Santos Brum Universidade da Região da Campanha
  • João Pedro Andrades Salles Soares Faculdade de Direito de Santa Maria
  • Pedro Antônio Lorentz Martins Faculdade de Direito de Santa Maria
  • Tiago Vargas Guedes Universidade da Região da Campanha
  • Fábio Rafael Corrêa Oliveira Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4183

Palavras-chave:

Criminologia. Sociologia Criminal. Teorias Macrossociológicas.

Resumo

A Criminologia estuda o fenômeno criminal propriamente dito, para isso lança mão de estudos realizados em diversos ramos do conhecimento. Entre as principais áreas, encontram-se a biologia, a psicologia e a sociologia criminal. Isso porque são questões biológicas, psicológicas e sociológicas que conseguem explicar e, eventualmente, prevenir o comportamento delituoso. Em oposição à biologia e à psicologia criminal, surge o modelo denominado de Sociologia Criminal, segundo o qual buscou ressaltar a importância do meio ou entorno na gênese da criminalidade, contemplando o evento delitivo enquanto fenômeno social e pretendeu explicá-lo em função de um determinado marco teórico. Este artigo teve como objetivo compreender os aspectos conceituais e metodológicos sobre as teorias que buscam explicar o comportamento criminal, distinguindo as diversas escolas sociológicas e a sua relação com a Sociologia. O problema de pesquisa foi o seguinte: Quais os aspectos conceituais e metodológicos sobre as teorias sociológicas que buscam explicar o comportamento criminal? E qual sua relação com a Sociologia? Como objetivos específicos buscou-se: levantar informações sobre os temas: criminologia; sociologia criminal; teorias macrossociológicas sob os enfoques consensuais e de conflito; compreender os aspectos conceituais e metodológicos sobre as teorias que buscam explicar o comportamento criminal; distinguir as diversas escolas sociológicas e relacioná-las com a Sociologia. O método utilizado foi o indutivo, com base em pesquisa bibliográfica, bem como em obras dos principais autores criminológicos e macrossociológicos como Penteado Filho; Schecaira; Zaffaroni; Becker; Gomes, entre outros. Em linhas gerais, foi neste universo que foi desenvolvida a pesquisa, buscando compreender os aspectos conceituais e metodológicos sobre as teorias, distinguindo as diversas escolas sociológicas e relacionando-as com a Sociologia. Neste estudo foi possível identificar e reafirmar a importância do estudo da criminologia juntamente com a sociologia, importante para todos aqueles que cooperam na prevenção do delito e no tratamento dos criminosos, ou seja, políticos, magistrados, policiais, promotores, advogados, defensores públicos, juristas, professores, entre outros. Decorre ainda, o avanço das ciências sociais e das novas ciências jurídicas, cada vez mais preocupadas com os problemas sociais e humanos.

Biografia do Autor

Turíbio Marques Gonçalves Júnior, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Bernardo Ricciardi dos Santos Brum, Universidade da Região da Campanha

Graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-Graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SUSEPE/RS.

João Pedro Andrades Salles Soares, Faculdade de Direito de Santa Maria

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-graduado em Gestão Penitenciária pela Faveni. Pós-graduado em Gestão em Segurança Pública pela Intervale. Pós-graduando em Direito Ambiental pela Intervale. Pós-graduando em Direito Administrativo e Econômico pela Intervale. Pós-graduando em Direito Agrário e Ambiental pela Verbo Jurídico. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Pedro Antônio Lorentz Martins, Faculdade de Direito de Santa Maria

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-Graduado em Inteligência Policial pela Faveni. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Tiago Vargas Guedes, Universidade da Região da Campanha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-graduado em Segurança Pública pela Faveni. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Fábio Rafael Corrêa Oliveira , Universidade de Franca

Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Pós-graduado em Gestão Pública pela UNIFRAN. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Gonçalves Júnior, T. M. . ., Brum, B. R. dos S. ., Soares, J. P. A. S. ., Martins, P. A. L. ., Guedes, T. V. ., & Oliveira , F. R. C. . (2022). CRIMINOLOGIA X SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS TEORIAS MACROSSOCIOLÓGICAS EXPLICATIVAS DO CRIME E SUA RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 359–372. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4183