CRIMINOLOGIA X SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS TEORIAS MACROSSOCIOLÓGICAS EXPLICATIVAS DO CRIME E SUA RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA

Autores

  • Turíbio Marques Gonçalves Júnior Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Bernardo Ricciardi dos Santos Brum Universidade da Região da Campanha
  • João Pedro Andrades Salles Soares Faculdade de Direito de Santa Maria
  • Pedro Antônio Lorentz Martins Faculdade de Direito de Santa Maria
  • Tiago Vargas Guedes Universidade da Região da Campanha
  • Fábio Rafael Corrêa Oliveira Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4183

Palavras-chave:

Criminologia. Sociologia Criminal. Teorias Macrossociológicas.

Resumo

A Criminologia estuda o fenômeno criminal propriamente dito, para isso lança mão de estudos realizados em diversos ramos do conhecimento. Entre as principais áreas, encontram-se a biologia, a psicologia e a sociologia criminal. Isso porque são questões biológicas, psicológicas e sociológicas que conseguem explicar e, eventualmente, prevenir o comportamento delituoso. Em oposição à biologia e à psicologia criminal, surge o modelo denominado de Sociologia Criminal, segundo o qual buscou ressaltar a importância do meio ou entorno na gênese da criminalidade, contemplando o evento delitivo enquanto fenômeno social e pretendeu explicá-lo em função de um determinado marco teórico. Este artigo teve como objetivo compreender os aspectos conceituais e metodológicos sobre as teorias que buscam explicar o comportamento criminal, distinguindo as diversas escolas sociológicas e a sua relação com a Sociologia. O problema de pesquisa foi o seguinte: Quais os aspectos conceituais e metodológicos sobre as teorias sociológicas que buscam explicar o comportamento criminal? E qual sua relação com a Sociologia? Como objetivos específicos buscou-se: levantar informações sobre os temas: criminologia; sociologia criminal; teorias macrossociológicas sob os enfoques consensuais e de conflito; compreender os aspectos conceituais e metodológicos sobre as teorias que buscam explicar o comportamento criminal; distinguir as diversas escolas sociológicas e relacioná-las com a Sociologia. O método utilizado foi o indutivo, com base em pesquisa bibliográfica, bem como em obras dos principais autores criminológicos e macrossociológicos como Penteado Filho; Schecaira; Zaffaroni; Becker; Gomes, entre outros. Em linhas gerais, foi neste universo que foi desenvolvida a pesquisa, buscando compreender os aspectos conceituais e metodológicos sobre as teorias, distinguindo as diversas escolas sociológicas e relacionando-as com a Sociologia. Neste estudo foi possível identificar e reafirmar a importância do estudo da criminologia juntamente com a sociologia, importante para todos aqueles que cooperam na prevenção do delito e no tratamento dos criminosos, ou seja, políticos, magistrados, policiais, promotores, advogados, defensores públicos, juristas, professores, entre outros. Decorre ainda, o avanço das ciências sociais e das novas ciências jurídicas, cada vez mais preocupadas com os problemas sociais e humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Turíbio Marques Gonçalves Júnior, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Bernardo Ricciardi dos Santos Brum, Universidade da Região da Campanha

Graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-Graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SUSEPE/RS.

João Pedro Andrades Salles Soares, Faculdade de Direito de Santa Maria

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-graduado em Gestão Penitenciária pela Faveni. Pós-graduado em Gestão em Segurança Pública pela Intervale. Pós-graduando em Direito Ambiental pela Intervale. Pós-graduando em Direito Administrativo e Econômico pela Intervale. Pós-graduando em Direito Agrário e Ambiental pela Verbo Jurídico. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Pedro Antônio Lorentz Martins, Faculdade de Direito de Santa Maria

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-Graduado em Inteligência Policial pela Faveni. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Tiago Vargas Guedes, Universidade da Região da Campanha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-graduado em Segurança Pública pela Faveni. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Fábio Rafael Corrêa Oliveira , Universidade de Franca

Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Pós-graduado em Gestão Pública pela UNIFRAN. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Gonçalves Júnior, T. M. . ., Brum, B. R. dos S. ., Soares, J. P. A. S. ., Martins, P. A. L. ., Guedes, T. V. ., & Oliveira , F. R. C. . (2022). CRIMINOLOGIA X SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS TEORIAS MACROSSOCIOLÓGICAS EXPLICATIVAS DO CRIME E SUA RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 359–372. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4183