AUGUST COMTE

Autores

  • Ângelo do Amaral Mesquita Faculdade Intervale
  • Deivid Seling Dorneles Intervale
  • Emerson Peres Campos Centro Universitário ETEP
  • Lucas Ribeiro Boemeke IBRA
  • Marcos Paulo Gomes Dias de Oliveira Intervale
  • Rogério Carvalho Faculdade Intervale

Palavras-chave:

Conhecimento científico. Sociedade. Sociologia. Teoria Positivista.

Resumo

O livro "August Comte" é uma obra que aborda a vida e obra do filósofo francês, Auguste Comte (1798-1857). Comte é considerado um dos principais pensadores do século XIX e fundador do positivismo, uma corrente filosófica que busca a aplicação do método científico em todas as áreas do conhecimento humano.

Inicialmente, cabe uma breve incursão biográfica sobre Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês, considerado o fundador do positivismo, uma corrente filosófica que propõe que apenas os fatos observáveis e verificáveis ​​pela experiência são dignos de estudo. Ele nasceu em Montpellier, no sul da França, em uma família burguesa.

Comte estudou na Escola Politécnica de Paris, onde se interessou por matemática e ciências naturais. Ele trabalhou como tutor por um tempo antes de se dedicar à filosofia e começou a desenvolver suas ideias sobre positivismo.

Em 1826, Comte conheceu Saint-Simon, outro filósofo francês, que influenciou a suas ideias sobre a sociedade. Comte trabalhou como assistente de Saint-Simon por um tempo, mas os dois se separaram em 1828 devido a diferenças filosóficas.

Comte publicou a sua obra mais importante, "Curso de Filosofia Positiva", em seis volumes, entre 1830 e 1842. Nesse livro, ele argumenta que o conhecimento deve ser baseado em fatos empíricos, e não em especulações metafísicas ou teológicas. Ele também desenvolveu a ideia de que a história da humanidade passou por três estágios: o teológico, o metafísico e o positivo.

Comte foi um crítico da religião e argumentou que a ciência deveria substituí-la como a principal fonte de autoridade na sociedade. Ele também propôs a ideia de que a sociedade deveria ser organizada em torno da ciência, com cientistas e especialistas em várias áreas tomando decisões políticas.

Comte fundou a disciplina da sociologia e cunhou o termo "altruísmo", que significa o amor pelos outros. Ele também desenvolveu a ideia de que a filosofia deve ser uma disciplina prática, que ajuda as pessoas a lidar com os problemas reais.

No final da sua vida, Comte se tornou um defensor do "Culto da Humanidade", uma religião secular que ele acreditava que substituiria as religiões tradicionais. Ele morreu em Paris em 1857.

Apesar de algumas críticas e limitações das suas ideias, Comte teve um impacto significativo na filosofia e nas ciências sociais. A suas ideias influenciaram pensadores como Emile Durkheim, John Stuart Mill e Herbert Spencer, e as suas contribuições para a sociologia ainda são estudadas e debatidas hoje.

De posse do preâmbulo biográfico, cabe enumerar os capítulos do livro, "August Comte". O primeiro capítulo trata sobre Contexto Histórico em que Auguste Comte desenvolveu as suas ideias, é importante ressaltar que o século XIX foi um período de intensas transformações políticas, sociais e econômicas na Europa. Nessa época, a Revolução Industrial estava em pleno vapor, o que provocou profundas mudanças na forma como as pessoas trabalhavam e viviam. Além disso, a Revolução Francesa (1789-1799) havia abalado as estruturas políticas e sociais do Antigo Regime, gerando um clima de instabilidade e incerteza em relação ao futuro.

O capítulo seguinte, denominado, “O início dos estudos”, apresenta as primeiras incursões investigativas de Comte. O filósofo iniciou seus estudos em matemática e física na Escola Politécnica de Paris, onde conheceu personalidades importantes como Henri de Saint-Simon e Charles Fourier, que influenciaram suas ideias sobre a organização da sociedade e o papel da ciência na solução dos problemas humanos.

O terceiro capítulo, “O Positivismo de August Comte”. Nele, o fundador do positivismo, uma corrente filosófica que defende a aplicação do método científico em todas as áreas do conhecimento humano. Para ele, a ciência era a única forma de se chegar ao conhecimento verdadeiro portanto, deveria ser o fundamento da organização social. Comte propôs a criação de uma nova ciência, a sociologia, que teria como objetivo estudar as leis que regem a sociedade e orientar a ação política.

O capítulo posterior, “O positivismo religioso”, Comte também propôs a criação de uma religião positivista, que teria como objetivo substituir as religiões tradicionais, consideradas pelo filósofo como formas primitivas de conhecimento. A religião positivista seria baseada na adoração da Humanidade e na celebração dos grandes homens que contribuíram para o progresso da humanidade. Essa ideia gerou polêmica e foi bastante criticada por muitos pensadores da época.

 O último capítulo do aludido livro, O Positivismo no Brasil”

.O positivismo teve grande influência no Brasil do final do século XIX e início do XX. O filósofo brasileiro, Miguel Reale, foi um dos principais representantes do positivismo no país. Além disso, a filosofia positivista teve grande influência na criação da República brasileira, em 1889, e em sua primeira Constituição.

Em síntese, o livro "August Comte" apresenta de forma clara e objetiva a vida e obra desse importante filósofo francês. Comte foi um pensador visionário que deixou um legado importante para a história do pensamento ocidental, especialmente no que diz respeito à valorização da ciência e à aplicação do método científico em todas as áreas do conhecimento humano, destacando suas contribuições para o desenvolvimento do positivismo e da sociologia.

Biografia do Autor

Ângelo do Amaral Mesquita, Faculdade Intervale

 MBA em segurança pública pela Faculdade Intervale.

Deivid Seling Dorneles, Intervale

Licenciatura em pedagogia pela Intervale

Emerson Peres Campos, Centro Universitário ETEP

Licenciatura em ciências sociais pelo Centro Universitário ETEP.

Lucas Ribeiro Boemeke, IBRA

Licenciatura em ciências sociais pelo IBRA. 

Marcos Paulo Gomes Dias de Oliveira, Intervale

Licenciatura em pedagogia pela Intervale.

Rogério Carvalho, Faculdade Intervale

MBA em segurança pública pela Faculdade Intervale.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

Mesquita, Ângelo do A. ., Dorneles, D. S. ., Campos, E. P. ., Boemeke, L. R. ., Oliveira, M. P. G. D. de ., & Carvalho, R. . (2023). AUGUST COMTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 15–55. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8759

Edição

Seção

E-books

Categorias