ESTÁGIO NA FORMAÇÃO À DOCÊNCIA E NA DINAMIZAÇÃO DA SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Justino Gomes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Eduardo Gomes Machado Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4696

Palavras-chave:

Estágio. Sociologia. UNILAB. Formação de professores.

Resumo

O Estágio é um campo de conhecimento que interliga e faz interagir o campo de formação e o campo social, constituindo-se para o estagiário, momento oportuno de produção de conhecimentos. Ele está além do que a maioria pensa dele, isto é, limitar-se à ligação entre a teoria e a prática, porque pode ser uma atividade de pesquisa. Porém, tem-se assistido uma certa desvalorização do Estágio enquanto campo de saber e de produção do conhecimento, reduzindo a carga horária e/ou as verbas aos projetos aplicados ao estágio. No campo da educação, o estágio é imbuído da importância ímpar, porque serve de meio de conexão entre a sala de aula universitária e a sala de aula do ensino secundário, em outras palavras, entre a universidade e o ensino médio. Na escola aprende-se de diversas formas e múltiplos conhecimentos, competências e habilidades estruturadas e não estruturadas, são adquiridos tensional e intencionalmente. Estagiar numa escola é estar sujeito a essas e demais variáveis circundantes em e fora do ambiente escolar. Neste trabalho, aborda-se a importância do estágio na formação dos profissionais da educação, fazendo isso, atravessa relações entre a universidade e ensino médio como duas instituições envolvidas na formação do profissional atuante na educação.

Biografia do Autor

Justino Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharel em Humanidade pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e licenciando em Sociologia pela mesma universidade e mestrando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista da Residência Pedagógica do subprojeto de Sociologia da UNILAB e membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades desde 2019; Membro do grupo cultural e literário Firkidja Di No Kampada. Ex-secretário adjunto da Assembleia Geral da Associação dos Estudantes Guineenses da UNILAB-CE e ex-bolsista voluntário do Projeto de Estudo das Literaturas Africanas da Língua Portuguesa (GEAFRICANAS). Tem interesse em temas da juventude, democracia, geopolítica de petróleo no Golfo da Guiné e literaturas africanas da língua portuguesa. E- mail: justinogomes6@gmail.com. 

Eduardo Gomes Machado, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Associado I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1998), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Tem experiência na área de Sociologia do Trabalho, Planejamento Urbano, Educação Popular e Formação de Professores, exercendo suas atividades de docência, pesquisa, inovação, extensão e gestão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Sociologia da UNILAB entre 2016 e 2018. Coordenador do Grupo DIálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares. Colaborador permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do CEARÁ (UFC). 

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Gomes, J. ., & Machado, E. G. . (2022). ESTÁGIO NA FORMAÇÃO À DOCÊNCIA E NA DINAMIZAÇÃO DA SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1231–1249. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4696