A RECICLAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autores

  • Eliana André Santana FAVENI
  • Cylly Viviane da Silva AVEC
  • Luciene Gercy Rodrigues Sousa AVEC
  • Lucelia Félix de Miranda AVEC
  • Joanise Domingas Flanofa FIC
  • Rosangela Maria Ferreira de Sousa Faculdade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6119

Palavras-chave:

Lixo. Reciclável. Pedagógico.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise das contribuições que o lixo reciclável oferece para o desenvolvimento a ser utilizado na área de ensino aprendizagem. As experiências lúdicas e práticas se bem utilizadas podem se transformar em estratégias significativas que facilitam o trabalho pedagógico e contribuem para a construção do conhecimento. Diante da nova concepção de educação, o educador é um interlocutor, mediador da relação da criança com o conhecimento, um colocador de limites, apoiador afetivo em inúmeras ocasiões, organizador do espaço físico e de muitas atividades que despertem o interesse do aluno e que o leve a enfrentar desafios que contribuirão para o processo de construção do seu conhecimento. Para atingir essa finalidade, é preciso que os educadores repensem o conteúdo e sua prática pedagógica substituindo a rigidez, a passividade pela alegria, pelo entusiasmo de aprender, pela maneira de ver, pensar, compreender e reconstruir o conhecimento.

Biografia do Autor

Eliana André Santana, FAVENI

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Especial pelo Grupo Educacional FAVENI. Especialista em Gestão Pública e Gestão de Pessoas pelo Grupo Educacional FAVENI. Graduada 2ª Licenciatura em Geografia pelo Grupo Educacional FAVENI.

Cylly Viviane da Silva, AVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Luciene Gercy Rodrigues Sousa, AVEC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC

Lucelia Félix de Miranda, AVEC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Joanise Domingas Flanofa, FIC

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologia – INET. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pelas Faculdades Integradas de Cuiabá - FIC.

Rosangela Maria Ferreira de Sousa, Faculdade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Cuiabá.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Santana, E. A. ., Silva, C. V. da ., Sousa, L. G. R. ., Miranda, L. F. de ., Flanofa, J. D. ., & Sousa, R. M. F. de . (2022). A RECICLAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1733–1746. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6119