A DISLEXIA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eliana André Santana Universidade Norte do Paraná
  • Isabel Cristina Rufino Centro Universitário Leonardo da Vinci

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4375

Palavras-chave:

Inclusão. Dislexia. Docência. Educação. Direito.

Resumo

Este artigo tem como tema: A Dislexia e a Aprendizagem na Educação Infantil, é um artigo voltado para a docência da educação infantil, se propos falar sobre o contexto da inclusão social como um todo e enfatizou sobre a dislexia, seus sintomas, e as dificuldades que um dislexio apresenta. O objetivo deste artigo foi de desenvolver no professor um olhar mais crítico no que se refere a importância da linguagem para a criança com dislexia, elaborou-se atividades que incluem e estimulam o dislexio a participar de forma integrada com os outros alunos da turma, mostrou que existe obstáculos, mas que podem ser superados, pois a educação é direito de todos e dever do estado e da família promover isto as nossas crianças. Este artigo teve como referencial teóricos, Ianhes, Capovilla, Fonseca dentre outros escritores que defendem a inclusão e tem a mesma visão sobre a dislexia.

Biografia do Autor

Eliana André Santana, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Graduada 2ª Licenciatura em Geografia  pela FAVENI, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Especial pela FAVENI, Especialista em Gestão Pública e Gestão de Pessoas pela FAVENI

Isabel Cristina Rufino, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduada em Matemática pelo Centro Universitário – UNIVAG, Graduada em Pedagogia pela Braz Cubas Centro Universitário, Especialista em Mamtemática pelo Centro Universitário – UNIVAG, Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

 

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

Santana, E. A. ., & Rufino, I. C. . (2022). A DISLEXIA E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1362–1379. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4375