UMA ABORDAGEM NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Luciano Gabriel dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Leonardo Furtado Coqueiro Universidade Estadual do Maranhão
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18027

Palavras-chave:

Educação Matemática. Materiais Didáticos. Práticas Matemáticas.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de atividades sobre a disciplina de matemática que auxilia no processo de aprendizagem dos alunos através de recursos feitos de material reciclável. Através de uma metodologia voltada ao ensino de matemática, foram feitos experimentos relacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula com as turmas do Ensino Fundamental II do Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa, escola estadual situada na cidade de São Luís do estado do Maranhão. Apresentou-se uma proposta pedagógica de trabalho em sala de aula com materiais concretos de fácil acesso e baixo custo a fim de facilitar o entendimento tornando-o mais dinâmico em sala de aulas. Foram trabalhados experimentos de Tangram, Torre de Hanói e Foguetes com garrafas pet, conforme aquilo que orienta a Base Nacional Comum Curricular e de acordo com as novas tendências de Educação Matemática, que ditam que se deve trabalhar a matemática de forma dinamica e inovadora.

Downloads

Biografia do Autor

Luciano Gabriel dos Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Leonardo Furtado Coqueiro, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Matemática em rede nacional, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

Santos, L. G. dos, Coqueiro, L. F., & Santos, S. M. A. V. (2025). UMA ABORDAGEM NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2457–2469. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18027