A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESCOLA MUNICIPAL EMÉRITO NESTOR LIMA

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto UFRN
  • Águida Dionízio Benevides de Paiva Figueira UNIFACEX
  • Cristiano Araújo da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Geilza de Lima Abdias da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Jadna Tavares da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josefa Poliana Clementino Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3539

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico. PPP. comunidade escolar. Gestão democrática.

Resumo

O referido artigo científico trata da importância dada ao projeto político pedagógico em uma instituição de ensino de um bairro periférico no município de Parnamirim-RN, para tanto foi aplicado um questionário com 16 questões fechada para 25 professores dos 45 totais que existem na escola, além de conversas informais, nas quais pedimos permissão para anotar algumas respostas e enriquecer o trabalho de pesquisa, todos os resultados foram tabulados e os dados transformados em gráficos para ajudar na compreensão das respostas apuradas, então usamos como objetivos, verificar a existência do Projeto Político Pedagógico, analisar o processo de construção e aplicação prática do “PPP” na Escola Municipal Emérito Nestor Lima, no bairro Passagem de Areia em Parnamirim-RN. Diante disto procuramos entender o processo de divulgação, construção, aplicação e avaliação do “PPP” de uma escola municipal de ensino fundamental II, nosso resultados foram muito satisfatório, pois conseguimos perceber falhas na construção do projeto político pedagógico, onde os próprios professores não conseguem perceber a participação da comunidade escola na construção do projeto, outro resultado interessante foi quanto a divulgação do PPP escolar, os professores e a gestão não divulgam o documento, não explicam aos pais, responsáveis e alunos o que é um projeto politico pedagógico, e qual a sua importância para a escola e a qualidade da educação, nas entrevistas os professores relataram que não foram apresentados ao projeto político pedagógico quando chegaram na escola e também falaram que não percebem a aplicação do projeto político pedagógico na instituição.   

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, UFRN

Graduado em Física licenciatura pela UFRN 2002/2005 Professor efetivo do estado RN e Município Parnamirim. Mestrando em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) E-mail: afonsoribeiro2006@gmail.com

Águida Dionízio Benevides de Paiva Figueira, UNIFACEX

Graduada em Pedagogia Unifacex. 2005.1 até 2009.1 Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e institucional Universidade Potiguar – UNP Conclusão em 2016 - Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) E-mail: aguida_dionizio@hotmail.com

Cristiano Araújo da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduado em pedagogia - UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) - conclusão ano 2018; Bacharel em Direito - Universidade Potiguar (UNP), Conclusão 2020, Pós-Graduação: Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais - Universidade Cândido Mendes (UCAM), Conclusão 2020. - Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) E-mail: cristiano29_araujo@hotmail.com

Geilza de Lima Abdias da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em pedagogia -UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) - conclusão ano 2009. Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Faísa (Faculdade Santo Augusto) conclusão 2015, Especialista em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Diversidade- IFRN Campus Canguaretama/RN) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, conclusão 2017, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - FACEN (Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal) - conclusão 2020. - Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) E-mail: geilza30_lima@hotmail.com

Jadna Tavares da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em bacharelado em Estatística - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - 1997 2001. Graduação em licenciatura plena Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - 2006/2010,  Especialização em Ensino da Matemática: pela Universidade Vale do Acara (UVA) -2010/2011. Especialização em português e Matemática uma proposta transdisciplinar – Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – 2013/2014. Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL). Professora de Matemática efetiva e em exercício na sala de aula da rede municipal do Natal e de Lagoa de Pedras.Email: jad_silveira@hotmail.com

Josefa Poliana Clementino Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2005.2). Especialista em Práticas Educativas no Ensino Médio – Matemática pela Faculdade de Natal – FAL (2008.2). Especialista em Educação Matemática: Teoria e Prática no Ensino Fundamental pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (2009.2) Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) Professora Efetiva da rede Estadual do Rio Grande do Norte e da rede municipal do Natal/RN. E-mail: poliana.ferreira.mat@gmail.com

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Damasceno Neto, A. R. ., Figueira, Águida D. B. de P. ., Silva, C. A. da ., Silva, G. de L. A. da ., Silveira, J. T. da . ., & Ferreira, J. P. C. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESCOLA MUNICIPAL EMÉRITO NESTOR LIMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 924–940. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3539