O JOGO TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE POTÊNCIAS: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÍVEL II
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10019Palavras-chave:
Matemática. Jogo. Aprendizado. Torre de Hanoi. Ensino.Resumo
A matemática tem um papel extremamente importante na vida dos indivíduos desde seus primórdios, auxiliando o homem a compreender todas as áreas de sua vida. Na contemporaneidade, a matemática tem se aprimorado e encontrado outras maneiras de proporcionar o saber, seja pela tecnologia, aulas, como também em jogos, que é o tema desse trabalho acadêmico, mostrar como o jogo Torre de Hanói pode ser uma ferramenta mediadora no ensino de potências para alunos do ensino fundamental. Nesse artigo, procurou-se ver uma forma de fixar o conteúdo com o auxílio do jogo, já que o objetivo foi faciliar o aprendizado dos alunos. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo, que é um caderno ou pasta em que o estudante registra as etapas que realiza no desenvolvimento de algum projeto. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico jogo citado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY