AS TICS- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Iris Neles Silva ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Joel Pastor Veiga Rede Municipal de Ensino - Parnamirim/RN
  • Lucineide Silva de Lima ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Maria José Monteiro Dantas ESL-Assessoria e Consultoria Educacional
  • Vania Duarte da Silva ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6786

Palavras-chave:

Integração das mídias. Currículo. Ensino aprendizagem. Tecnologias da informação e comunicação. Formação do professor.

Resumo

No século XXI, um dos principais desafios da escola é saber lidar com o uso das tics.  É preciso que o educador faça dessas ferramentas tecnológicas suas aliadas no processo ensino-aprendizagem. Para tanto se faz necessário uma mudança de paradigma, na reforma dos currículos. Tal realidade aponta para a necessidade da inserção e a integração das mídias ao currículo no contexto escolar. Neste sentido, é importante destacarmos a formação de novos espaços de interação e as novas formas de ensino e aprendizagem associadas às diversas possibilidades de trabalharmos com as TICs e mídias na sala de aula, proporcionando estratégias diversificadas para a incorporação de um novo fazer pedagógico. Nesse sentido é indiscutível a necessidade urgente na reformulação do currículo que, diga-se, a bem da verdade, não atende mais às necessidades e perspectivas do aluno e do mundo contemporâneo, hoje globalizado e digital, assim como a formação do professor, que precisa permear as novas tecnologias, abrir-se a nova realidade de um mundo globalizado e digital, para de forma eficaz e com propriedade, tornar suas aulas mais atrativas e envolventes.

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduado em Física licenciatura pela UFRN 2002/2005.  Professor efetivo do Estado RN e Município Parnamirim. Mestre em Ciências da educação.  Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: afonsoribeiro2006@gmail.com.

Iris Neles Silva, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Letras/ Português UFRN 1986/1990 . Professora efetiva do Estado RN. Pós-graduada em Gestão escolar com coordenação pedagógica. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Educação especial. Pós-graduada em Educação Infantil. Pós-graduanda em Educação e novas tecnologias, mestres em Ciências da educação. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: irissilva2013c@hotmail.com.

Joel Pastor Veiga, Rede Municipal de Ensino - Parnamirim/RN

Graduado em Bacharel em Teologia (Lúmen Christi) – ano, conclusão 1997. Graduado em Bacharel em Teologia (faculdade teologia Hokemah) – ano, conclusão 2019. Pós-graduado em Docência do Ensino Religioso (Faveni)- ano conclusão 2021. Mestre em Ciências da Educação (Universidade Americana) - ano conclusão 2014.Professor rede estadual de ensino - Rio Grande do Norte. Professor da Rede Municipal de Ensino - Parnamirim/RN. E-mail:  teologoveiga@gmail.com.

Lucineide Silva de Lima, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em pedagogia – UNINASSAU 2006/2010. Professora contratada São Jose de Mipibu. Pós- graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Educação e desenvolvimento em políticas educativas.  Pós- graduanda em Libras. Mestra em Ciências da educação. Doutoranda em Ciências da educação pela ESL- Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: luciriccelly@hotmail.com.

Maria José Monteiro Dantas, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em Filosofia da Educação -UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) - conclusão ano 2004 Professora efetiva em Baía Formosa, pós-graduada em Psicopedagogia, pós-graduada em Docência do Ensino Superior.  Mestra em educação ISE – Instituto Superior de Educação Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: mariajosemonteirodantas@gmail.com.

Vania Duarte da Silva, ESL-Assessoria e Consultoria Educacional

Graduada em pedagogia UFRN, Pós-graduada em coordenação pedagógica FAL,Mestra em educação ESL-Assessoria e Consultoria Educacional,Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. E-mail: vaniaduarte17@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Damasceno Neto, A. R. ., Silva, I. N. ., Veiga, J. P. ., Lima, L. S. de ., Dantas, M. J. M. ., & Silva, V. D. da . (2022). AS TICS- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 09–21. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6786