EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto UNADES
  • Licélio Allan Castro de Souza UNADES
  • Marcília Pimenta da Costa UNADES
  • Donalba Maria de Lira UNADES
  • Andréia Xavier da Silva Oliveira Unades
  • Georgea de Oliveira Lins UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18396

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Matemática aplicada. Educação Financeira Escolar.

Resumo

te artigo discute a relevância da integração da educação financeira com a matemática básica no currículo das escolas de ensino fundamental, especialmente nos anos finais. Inicialmente, abordamos os conceitos, importância e objetivos da educação financeira. Em seguida, identificamos conteúdos essenciais para serem ensinados nesse contexto. Propomos a aplicação de metodologias de gamificação e de projetos para tornar o aprendizado mais significativo e dinâmico, sugerindo uma atividade lúdica como exemplo. Também discutimos brevemente os desafios e oportunidades associados ao ensino da educação financeira, concluindo com os resultados de nossa pesquisa.

Downloads

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, UNADES

Doutorando - UNADES-PY. 

Licélio Allan Castro de Souza, UNADES

Doutorando -Unades-PY.

Marcília Pimenta da Costa, UNADES

Doutoranda - Unades-PY.

Donalba Maria de Lira, UNADES

Doutoranda - UNADES PY. 

Andréia Xavier da Silva Oliveira, Unades

Doutoranda- Unades -PY 

Georgea de Oliveira Lins, UNADES

Mestranda, UNADES -PY.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Damasceno Neto, A. R., Souza, L. A. C. de, Costa, M. P. da, Lira, D. M. de, Oliveira, A. X. da S., & Lins, G. de O. (2025). EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1279–1289. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18396