O USO DAS TICS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL CARAUARI: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Thiago da Silva Maia Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Juarez Damasceno de Amorim Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
  • Arnon Antônio Pereira de Paiva Universidade do Estado do Amazonas- UEA
  • Amanda Silva dos Santos Universidade do Estado do Amazonas- UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10665

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino de Língua Inglesa. Potencialidades e Desafios.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como práticas pedagógicas pelos professores do Ensino Médio da Escola de Tempo Integral Carauari (EETI Carauari) do município. A escolha desse tema foi motivada pela interação contínua com o processo de ensino aprendizagem de Línguas Estrangeiras, juntamente com o interesse em compreender a integração das TIC nas abordagens pedagógicas. O trabalho avalia a utilização das TICs que têm se tornado cada vez mais presentes na educação, oferecendo novas oportunidades e desafios para os educadores e estudantes. Neste contexto, examinaremos as potencialidades das TICs no Ensino Médio, com intuito de analisar as práticas pedagógicas dos professores em relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando os benefícios que podem trazer para o processo de aprendizagem. Além disso, também abordaremos os desafios associados à incorporação dessas tecnologias, como a formação adequada dos professores e a disponibilidade de recursos tecnológicos. Ao final, apresentaremos algumas recomendações para maximizar o uso efetivo das TICs para os professores de Língua Inglesa no Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Carauari (EETI Carauari) no município.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Maia, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Curso de Licenciatura em Computação - Núcleo de Ensino Superior de Carauari (NESCAR) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Juarez Damasceno de Amorim, Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Arnon Antônio Pereira de Paiva, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Curso de Licenciatura em Computação - Núcleo de Ensino Superior de Carauari (NESCAR) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Amanda Silva dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas- UEA

Curso de Licenciatura em Computação - Núcleo de Ensino Superior de Carauari (NESCAR) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Maia, T. da S., Amorim, J. D. de, Paiva, A. A. P. de, & Santos, A. S. dos. (2023). O USO DAS TICS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL CARAUARI: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 977–994. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10665