JOGOS MATEMÁTICOS: UM PORTAL SIGNIFICATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17806Palavras-chave:
Desenvolvimento Integral. Ensino Fundamental. Jogos Matemáticos.Resumo
O presente teve como objetivo geral analisar como a organização e sistematização da Feira de Matemática na Escola Dr. Aristófanes Bezerra de Castro contribuem para o aprimoramento das práticas educativas e a superação das dificuldades em matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental, especialmente através do uso de jogos matemáticos. Trata-se de um relato de experiência, baseado em pesquisa qualitativa que utilizou observação participante e análise documental. Os resultados revelaram que a Feira, através de sua organização estruturada e uso de jogos educativos, como o jogo de adição dos inteiros, a roleta da multiplicação e a plataforma Wordwall para operações com números inteiros, promoveu um ambiente de aprendizado mais dinâmico. Esses recursos facilitaram a contextualização dos conceitos matemáticos, tornando-os mais acessíveis e interessantes para os alunos. Além disso, os jogos matemáticos mostraram-se eficazes para superar dificuldades específicas, aumentar a motivação e engajamento dos estudantes, e desenvolver habilidades críticas e criativas. A feira também incentivou o trabalho em equipe e a cooperação, contribuindo para um ambiente educacional mais colaborativo e positivo. Em suma, a iniciativa evidenciou a importância de integrar atividades lúdicas no ensino da matemática para melhorar o desempenho e a atitude dos alunos em relação à disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY