JOGOS MATEMÁTICOS: UM PORTAL SIGNIFICATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS DOCENTES

Autores

  • Neurilene Silva Siqueira Centro Universitário Internacional - UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17806

Palavras-chave:

Desenvolvimento Integral. Ensino Fundamental. Jogos Matemáticos.

Resumo

O presente teve como objetivo geral analisar como a organização e sistematização da Feira de Matemática na Escola Dr. Aristófanes Bezerra de Castro contribuem para o aprimoramento das práticas educativas e a superação das dificuldades em matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental, especialmente através do uso de jogos matemáticos. Trata-se de um relato de experiência, baseado em pesquisa qualitativa que utilizou observação participante e análise documental. Os resultados revelaram que a Feira, através de sua organização estruturada e uso de jogos educativos, como o jogo de adição dos inteiros, a roleta da multiplicação e a plataforma Wordwall para operações com números inteiros, promoveu um ambiente de aprendizado mais dinâmico. Esses recursos facilitaram a contextualização dos conceitos matemáticos, tornando-os mais acessíveis e interessantes para os alunos. Além disso, os jogos matemáticos mostraram-se eficazes para superar dificuldades específicas, aumentar a motivação e engajamento dos estudantes, e desenvolver habilidades críticas e criativas. A feira também incentivou o trabalho em equipe e a cooperação, contribuindo para um ambiente educacional mais colaborativo e positivo. Em suma, a iniciativa evidenciou a importância de integrar atividades lúdicas no ensino da matemática para melhorar o desempenho e a atitude dos alunos em relação à disciplina.

 

Biografia do Autor

Neurilene Silva Siqueira, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Professora de Matemática do Ensino Fundamental II. Universidade Nilton Lins - Licenciatura em Pedagogia - Ano de conclusão: 2017. Centro Universitário Internacional - UNINTER - Licenciatura em Matemática- 2021.

 

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

Siqueira, N. S. (2025). JOGOS MATEMÁTICOS: UM PORTAL SIGNIFICATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS DOCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 609–619. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17806