AS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Marivaldo Silva Santos COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12604

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas. Matemática. Aprendizagem.

Resumo

As atividades lúdicas são caracterizadas por serem divertidas, interativas e envolventes, permitindo que os alunos aprendam de forma prazerosa e ativa. Elas podem incluir jogos, quebra-cabeças, brincadeiras, desafios e simulações, proporcionando um ambiente de exploração, experimentação e resolução de problemas matemáticos. Ao utilizar atividades lúdicas, os professores podem despertar o interesse dos alunos, superar possíveis bloqueios emocionais e reduzir a ansiedade em relação à disciplina. Além disso, tais estratégias proporcionam um contexto real para a aplicação dos conceitos matemáticos, possibilitando aos alunos a relevância e a utilidade destes conteúdos em suas vidas. As atividades lúdicas, também, promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, no entanto, é importante ressaltar que estas necessitam ser planejadas e adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios. Os professores desempenham um papel fundamental como mediadores, fornecendo orientação, estimulando a participação ativa dos alunos e promovendo a reflexão sobre os conceitos matemáticos abordados. O presente artigo resulta de uma revisão integrativa sobre a temática em questão, o qual buscou analisar o impacto das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Biografia do Autor

Marivaldo Silva Santos, COLLEGE EDUCALER

Licenciado em Pedagogia (FAIBRA). Licenciado em Matemática (FAC), Especialista em Psicopedagogia (FAC), Bacherel em Teologia (ICP/FAERPI), Especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica (FAC), Mestrando da COLLEGE EDUCALER. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona). Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

 

 

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Santos, M. S., & Pinho, A. M. (2023). AS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3391–3406. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12604