AS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Marivaldo Silva Santos COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12604

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas. Matemática. Aprendizagem.

Resumo

As atividades lúdicas são caracterizadas por serem divertidas, interativas e envolventes, permitindo que os alunos aprendam de forma prazerosa e ativa. Elas podem incluir jogos, quebra-cabeças, brincadeiras, desafios e simulações, proporcionando um ambiente de exploração, experimentação e resolução de problemas matemáticos. Ao utilizar atividades lúdicas, os professores podem despertar o interesse dos alunos, superar possíveis bloqueios emocionais e reduzir a ansiedade em relação à disciplina. Além disso, tais estratégias proporcionam um contexto real para a aplicação dos conceitos matemáticos, possibilitando aos alunos a relevância e a utilidade destes conteúdos em suas vidas. As atividades lúdicas, também, promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, no entanto, é importante ressaltar que estas necessitam ser planejadas e adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios. Os professores desempenham um papel fundamental como mediadores, fornecendo orientação, estimulando a participação ativa dos alunos e promovendo a reflexão sobre os conceitos matemáticos abordados. O presente artigo resulta de uma revisão integrativa sobre a temática em questão, o qual buscou analisar o impacto das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivaldo Silva Santos, COLLEGE EDUCALER

Licenciado em Pedagogia (FAIBRA). Licenciado em Matemática (FAC), Especialista em Psicopedagogia (FAC), Bacherel em Teologia (ICP/FAERPI), Especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica (FAC), Mestrando da COLLEGE EDUCALER. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona). Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

 

 

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Santos, M. S., & Pinho, A. M. (2023). AS ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3391–3406. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12604