A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.604Palavras-chave:
Orientador Educacional. Projeto Político Pedagógico. Gestão democrática. Participação. Coletividade.Resumo
O presente estudo tem como finalidade refletir sobre o papel do Orientador Educacional no contexto atual com vistas à construção do Projeto Político Pedagógico na escola. Entende-se que o Projeto Político Pedagógico é um documento norteador das ações sócio – pedagógicas desenvolvidas na instituição educacional e que o mesmo deve ser o resultado de um trabalho de reflexão coletiva. Ressalta-se que este trabalho não tem a pretensão de trazer orientações quanto à elaboração do Projeto Político Pedagógico, visto que há um vasto número de documentos que normatizam tal prática, mas tecer algumas considerações sobre o mesmo, na perspectiva do Orientador Educacional, no que se refere a elaboração do Projeto Político Pedagógico nas escolas públicas. Essa pesquisa buscou fazer uma revisão bibliográfica, pretende-se por meio desta, trazer um breve resgate histórico da Orientação Educacional e a atuação desse profissional da educação na atualidade, bem como o seu papel na construção do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista que o Orientador Educacional tem a função de articulador junto à comunidade escolar, colaborando para que ocorra a participação de todos os envolvidos no processo educativo na construção coletiva e democrática do projeto da escola.
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