A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v6i12.3752Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem. Educação. Ensino-Aprendizagem.Resumo
Este trabalho aborda a avaliação como ferramenta capaz de diagnosticar fragilidades do processo educativo, para que dessa forma seja possível redirecioná-lo, para uma transformação positiva. Para isso, buscou-se descrever os conceitos de avaliar, de avaliação, dos tipos de avaliação, das finalidades de avaliação, dos métodos de avaliação e o papel da avaliação na perspectiva do professor do ensino superior. O objetivo principal é uma reflexão sobre a avaliação educacional concentrada na avaliação da aprendizagem. Para o alcance do objetivo geral, outros objetivos específicos foram delineados, tendo em vista que estes favoreceriam a compreensão do assunto em questão: conceituar as concepções avaliativas segundo os fundamentos teóricos de vários autores; descrever e caracterizar os tipos de avaliação; determinar se os instrumentos avaliativos; descrever os quatro pilares da educação mundial. Questionou-se: Qual o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem? A metodologia adotada foi de cunho qualitativo e foi baseada em estudos bibliográficos a partir de leituras em livros e artigos. O trabalho foi dividido em tópicos que foram abordados no decorrer do trabalho. Justifica-se a escolha pelo tema abordado por se tratar de assunto de grande importância e por ser um tema sempre atual, presente na sociedade, visto que a avaliação e suas práticas ocupam o centro das preocupações, tanto das instituições de ensino superior como do próprio Governo Federal. Conclui-se que, a reflexão da ação pedagógica assim como a busca da fundamentação teórica e prática devem ser uma constante no trabalho do educador, para possa redimensionar a sua atuação na melhoria do processo ensino-aprendizagem.
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