PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS: NOVAS PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.3757Palavras-chave:
Inclusão escolar. Surdez. Intérprete de Língua Brasileira de Sinais.Resumo
Introdução: Este artigo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular, com a presença de intérprete de língua de sinais. Apresentando os problemas que ocorrem no espaço escolar, sobre a surdez e sobre suas implicações educacionais, dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades. Objetivo: Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável. Metodologia: Trata- se de uma revisão e literatura, com embasamento em materiais publicados sobre o assunto: livros, artigos científicos, publicações periódicas e materiais disponíveis na internet nos seguintes bancos de dados: dados PUBMED, MEDLINE e SCIELO abordando os escritores relacionados ao tema. Conclusão: Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.
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