UMA REVISÃO DA LITERATURA PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS: O ENSINO DE LIBRAS E A INCLUSÃO ESCOLAR SOB O OLHAR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Francisca Gracilene de Souza FACHUSC
  • Juliana Iraci Gomes da Rocha Santos Instituto Superior de Educação do Sagueiro- ISES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12131

Palavras-chave:

Educação de Surdos. Inclusão Escolar. Libras. Políticas Públicas. Professores.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação básica e seus desafios; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Libras; verificar o que foi produzido sobre a Libras na inclusão escolar entre os anos de 2018 e 2023. Para tal, fundamenta-se metodologicamente no procedimento de “pesquisa bibliográfica”, apresentado por Lakatos e Marconi (2003). A pesquisa foi realizada na base de dados “Periódicos CAPES”, utilizando as palavras-chave “libras” AND “inclusão escolar”, entre aspas para obter o resultado exato, com recorte temporal de artigos produzidos nos últimos 5 anos, para mapear o estado da arte. E baseia-se teoricamente, na “caracterização da Libras” feita por Gesser (2009), nos “aspectos históricos da educação de surdos no Brasil”, estruturados por Ribeiro (2019), e nas reflexões de Lima (2018) sobre as “dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no ensino da Libras”. O que a pesquisa demonstra é que dos 28 artigos encontrados, 5 grandes temas se destacam, sendo eles: Ensino de Libras; Inclusão Escolar; Intérprete de Libras; Políticas Públicas; e Professores. Todavia, concluímos que existe uma carência de estudos recentes sobre políticas públicas dedicadas à inclusão escolar, pois, dos 28 artigos verificados, apenas 3 tratam desse tema, sendo um pensado a partir da realidade do estado do Amazonas, outro do estado do Paraná, e o último, direcionado ao estado do Piauí.



Biografia do Autor

Francisca Gracilene de Souza, FACHUSC

Licenciatura Plena em Letras, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). 

Juliana Iraci Gomes da Rocha Santos , Instituto Superior de Educação do Sagueiro- ISES

Licenciatura Plena em Pedagogia; Pós-graduação - Atendimento Educacional Especializado-AEE; Mestranda em Educação, ISES — Instituto Superior de Educação do Sagueiro.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Gracilene de Souza, F., & Santos , J. I. G. da R. (2023). UMA REVISÃO DA LITERATURA PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS: O ENSINO DE LIBRAS E A INCLUSÃO ESCOLAR SOB O OLHAR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6181–6192. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12131