EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA PARA ALUNOS COM SURDEZ

Autores

  • Kencia Lasalvia Farias Veni Creator Christian University
  • Vivianne de Sousa UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20487

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Surdez.

Resumo

A inserção do aluno com surdez em escolas regulares é um tema cuja relevância mede-se pelo reconhecimento da Legislação brasileira. A inclusão, no processo educativo, de pessoas com deficiência auditiva está prevista na Lei Brasileira de Inclusão e na própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ambas garantem a participação e o convívio de surdos e ouvintes no cotidiano social e escolar, levando-se em conta a importância do compartilhamento de experiências entre os diversos grupos na comunidade. O ambiente escolar demanda estruturas e conhecimentos específicos, enquanto os educadores devem ajustar as suas metodologias de ensino uma adequada receptividade desses alunos. A adesão às carências educacionais próprias desses alunos é reconhecida e garantida por mecanismos legais, que deliberam o direito a uma educação bilíngue em todo o desenvolvimento educativo, sendo em primeira língua, a Língua Brasileira de Sinais e em segunda língua, o Português. O objetivo deste artigo é trazer reflexões sobre a inclusão dos acadêmicos com surdez nas escolas.

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Biografia do Autor

Kencia Lasalvia Farias, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação -VENI Creator Christian University. Pós-graduada em Gestão Pública. 

Vivianne de Sousa, UFCG

Doutora em Ciências Sociais – UFCG. 

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Farias, K. L., & Sousa, V. de. (2025). EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA PARA ALUNOS COM SURDEZ . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 3089–3100. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20487