DESVENDANDO A COMUNICAÇÃO USADA PELAS AS PESSOAS COM SURDEZ: LIBRAS

Autores

  • Francisca Pereira Faculdade de Educação São Luís

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4712

Palavras-chave:

Libras. Comunicação. Surdos. Educação.

Resumo

Este estudo objetivou o conhecimento da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e seu uso em ambientes escolares, assim como, a estrutura linguística da língua. Por se tratar de um tema muito importante para a inclusão de alunos surdos, a Libras -  Língua Brasileira de Sinais, torna-se de extrema necessidade, tanto nas salas especializadas para o atendimento de crianças com necessidades especiais, como, nas salas de aula normais, pois, é através da Libras, que professor e alunos poderão desenvolver a comunicação e a linguagem com as pessoas surdas, incluídas no ambiente escolar. A pesquisa proporciona um conhecimento acerca da Libras, no sentido histórico e gramatical, bem como a necessidade do seu uso nas salas de aula especializadas e normais, afim de estabelecer um entendimento da linguagem entre pessoas com surdez e ouvintes, facilitando as relações diversas estabelecidas entre estas pessoas, nos diversos espaços escolares. O trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica em livros, artigos de revista e sites, com informações esclarecedoras da língua em questão, uma língua, que como todas, teve sua história de lutas pelos direitos das pessoas surdas, assegurando o aprendizado significativo e  para que possa diminuir os muitos empecilhos existentes, que impedem o desenvolvimento e provocam a repetência e a evasão, ocasionando o fracasso escolar. Para compreender isso o trabalho dialogou com vários autores os quais se destacam: SIÉCOLA (2016), VAGULA (2014) e silva (2011).

Biografia do Autor

Francisca Pereira, Faculdade de Educação São Luís

Professora da rede municipal de Marabá/PA, atua nas séries iniciais, na EMEF Profa. Izaura de Fátima Noceti, em Morada Nova, Marabá,PA.  pós-graduada em Atendimento Escolar Especializado, pela Faculdade de Educação São Luís. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará. E-mail: kikamaraba@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Pereira, F. . (2022). DESVENDANDO A COMUNICAÇÃO USADA PELAS AS PESSOAS COM SURDEZ: LIBRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1415–1429. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4712