EDUCAÇÃO E AS DIVERSAS ESTRATEGIAS DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Geni Barbosa INTERVALE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16229

Palavras-chave:

Comunicação. Formas de se comunicar. Educação. Professores.

Resumo

A comunicação não é somente feita através de palavras, mas temos outras formas de comunicarmos. E cada vez mais, vamos descobrindo formas de nós relacionarmos. Ainda mais se pensamos na evolução das mídias e suas formas de chegar às pessoas, por exemplo: através de contatos escritos, gestuais, toques, sons, símbolos e outras formas que vão aparecendo com a evolução dos meios de comunicação. O presente artigo objetivo a percepção de outras formas de comunicarmos para que possamos nos despertar para um mundo amplo cheios de oportunidades de sermos mais abertos as outras relações de comunicação para o desenvolvimento. Não somente nosso, mas como o desenvolvimento de outras pessoas que não utilizam as mesmas formas de comunicação como demais. Nesse sentido veio a pergunta: quais são as formas mais usadas para fazer interações entre as pessoas?  Podemos pensar naqueles que não se comunicam como nós. Os surdos que se comunicam na utilização das libras, uma língua de sinais e gestos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Portanto se discorreu sobre as concepções e epistemologias que abarcam formas de se entender através das várias formas de comunicação. Observando as conclusões de Piaget ( 1970;19777), vygotsky (1988; 1993), o conceito de mediação e outros pensadores. Essa pesquisa revela que podemos utilizar várias formas de comunicarmos, para que possamos fazer uma melhor difusão de pensamentos tendo como meio a utilização de muitas formas de diálogo. E que também não estamos explorando de forma efetiva essas possibilidades de acesso a muitas pessoas que não se comunicam da mesma forma que muitos de nós. As reflexões feitas aqui deixa claro que precisamos avançar no sentido de que para se formar como um cidadão capaz de analisar de forma efetiva as condições de aprendizado para todos. É necessário que exploremos uma variada forma de  comunicar, principalmente dentro das etapas educacionais.

Biografia do Autor

Geni Barbosa, INTERVALE

Pós-graduação em Docência Do Ensino Superior- Faculdade INTERVALE. Pós-graduação: Aprendizagem Em Matemática - FATESF (Faculdade de Tecnologia São Francisco). Graduação mais atual: Licenciatura Plena Em Pedagogia - Faculdade INTERVALE.  Graduação: Licenciatura em Matemática - UNIUBE (Universidade de Uberaba). Professor de Matemática do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

Barbosa, G. (2024). EDUCAÇÃO E AS DIVERSAS ESTRATEGIAS DE COMUNICAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3237–3259. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16229