EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: NARRATIVAS DE ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1705Palavras-chave:
Educação especial. Educação Inclusiva. EaD. Surdos.Resumo
A educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, enfrenta muitos desafios, sobretudo no que se refere à inserção e permanência da pessoa com deficiência nos espaços educacionais. Mesmo com dispositivos legais narrando acerca de orientações para estes sujeitos estarem nos espaços educacionais, há entraves impeditivos ao processo de escolarização aconteça de forma eficiente. Com o avanço das tecnologias, novas formas de educação surgem, entre estas a Educação à distância (EaD), que para muitos significa oportunidade de construção profissional, com agilidade e flexibilidade de tempo e espaço, sendo este aspecto discutido neste trabalho, sob a perspectiva de alunos surdos que realizaram atividades acadêmicas em ambientes virtuais. O trabalho descreve possíveis dificuldades e experiências dos estudantes surdos, em EaD, agregando discussões acerca das possibilidades desta modalidade para o processo de ensino e de aprendizagem do sujeito surdo. O estudo estruturou-se a partir de pesquisa bibliográfica e de campo, tendo por base os pressupostos de Mazzzotta (2001), Skliar (2016), Chahini (2016), Lopes (2017), entre outros. Os resultados apontam que as plataformas dos cursos à distância são de fácil manuseio e compreensão; notou-se ainda, que os surdos da pesquisa não encontraram dificuldades nesta modalidade de ensino, e em sua maioria, destacaram que a comunicação pela escrita os aproximou dos demais alunos ouvintes, favorecendo o sentimento de inclusão através dos ambientes virtuais. Todavia, a ausência de um espaço em Libras foi uma questão pontuada, mas que subjaz pela atenção que tutores e professores ofertam aos estudantes surdos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY