EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO PARÁ: AS TESES E DISSERTAÇÕES DE DOIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • luanna Gabrielle Nascimento Mendes de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Joaquina Ianca Miranda Universidade Federal do Pará- UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.770

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação dos Surdos. Pós-Graduação.

Resumo

O trabalho apresenta dados de um mapeamento das teses e dissertações que tem como tema central a Educação dos Surdos e que foram defendidas em dois programas de pós-graduação em Educação, um ofertado pela Universidade Federal do Pará e outro pela Universidade do Estado do Pará. O objetivo é identificar qual a frequência deste tema na produção desses programas e, assim, verificar em quais segmentos alinham-se as discussões do tema em questão. Para tanto, fez-se uso da técnica mapeamento sistemático, e analisaram-se as monografias defendidas nos programas de pós-graduação indicados no recorte temporal de 2016 a 2019. Simultaneamente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica para a extração da base teórica sobre as questões que envolvem o tema e compreensão do seu histórico. Os resultados apontam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na perspectiva da Educação dos Surdos, embora seja o tema de mais destaque nos estudos de aprofundamento do âmbito da Educação Especial. Compreendemos que este estudo possibilita a identificação de lacunas a serem preenchidas no campo e que os dados indicam a necessidade de se estimular a produção científica nessa área no propósito de ampliar as possibilidades de possíveis soluções de problemas emergentes relacionados a essa demanda.

Biografia do Autor

luanna Gabrielle Nascimento Mendes de Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Acadêmica de Pedagogia na Universidade Federal do Pará - UFPA; Atuando como Bolsista do Grupo de Pesquisa de Educação, Linguagem & Subjetividade Surda (GPELISS) na UFPA, no projeto intitulado "Mapeamento de Instituições para o aluno surdo no Município de Belém". Área Inclusiva, Educação e Subjetividade Surda. http://lattes.cnpq.br/5413241637815116. E-mail: mendesluanna28@gmail.com.

Joaquina Ianca Miranda, Universidade Federal do Pará- UFPA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuo como voluntária no desenvolvimento de pesquisas em História da Educação no Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) no projeto intitulado História da Educação no Pará na Primeira República, e na área de educação e saúde no Projeto de Extensão saúde na comunidade (PRESC). Bolsita PIBIC/PRODOUTOR no Projeto "Docência com bebês: reflexões sobre a criação cotidiana do currículo nas creches públicas de Belém, por meio de relatos (auto)biográficos das professoras".

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Oliveira, luanna G. N. M. de ., & Miranda, J. I. . (2021). EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO PARÁ: AS TESES E DISSERTAÇÕES DE DOIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 209–220. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.770