EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO PARÁ: AS TESES E DISSERTAÇÕES DE DOIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.770Palavras-chave:
Educação Especial. Educação dos Surdos. Pós-Graduação.Resumo
O trabalho apresenta dados de um mapeamento das teses e dissertações que tem como tema central a Educação dos Surdos e que foram defendidas em dois programas de pós-graduação em Educação, um ofertado pela Universidade Federal do Pará e outro pela Universidade do Estado do Pará. O objetivo é identificar qual a frequência deste tema na produção desses programas e, assim, verificar em quais segmentos alinham-se as discussões do tema em questão. Para tanto, fez-se uso da técnica mapeamento sistemático, e analisaram-se as monografias defendidas nos programas de pós-graduação indicados no recorte temporal de 2016 a 2019. Simultaneamente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica para a extração da base teórica sobre as questões que envolvem o tema e compreensão do seu histórico. Os resultados apontam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na perspectiva da Educação dos Surdos, embora seja o tema de mais destaque nos estudos de aprofundamento do âmbito da Educação Especial. Compreendemos que este estudo possibilita a identificação de lacunas a serem preenchidas no campo e que os dados indicam a necessidade de se estimular a produção científica nessa área no propósito de ampliar as possibilidades de possíveis soluções de problemas emergentes relacionados a essa demanda.
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