ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES SURDOS COM FOCO NA MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Iara Mikal Holland Olizaroski Universidade do Oeste do Paraná- Unioeste
  • Beatriz Helena Dal Molin Universidade do Oeste do Paraná- Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8735

Palavras-chave:

Morfossintaxe da Língua Portuguesa. Ensino Bilíngue LP/Libras. Adaptação Curricular.

Resumo

Apresentar o percurso legal dos documentos que regem a Educação Especial no Brasil, bem como definir o que vem a ser adaptações curriculares e propor uma metodologia didático-pedagógica referente a conteúdos morfossintáticos da Língua Portuguesa (LP), comparados à Língua Brasileira de Sinais (Libras), que possa ser aplicada a estudantes surdos do Ensino Médio, configuram-se como os objetivos principais do presente artigo, o qual se sustenta na proposta educacional de Ensino Bilíngue, ancorada à perspectiva teórica da Linguística Aplicada (LA). Para tanto, adotar-se-á a pesquisa qualitativa, de cunho documental e partir-se-á do pressuposto que a língua de sinais é natural do sujeito surdo, fato que o leva a enfrentar dificuldades para apreender a LP em modalidade escrita, sendo, assim necessárias adaptações curriculares, com vista às especificidades linguísticas do estudante surdo.  

Biografia do Autor

Iara Mikal Holland Olizaroski, Universidade do Oeste do Paraná- Unioeste

Aluna da Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, Nível de Doutorado, da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel-PR. Mestra em Letras, pela mesma Universidade (2017). Pós-graduada em AEE – Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva (2020), Educação Especial (2009) e em Língua Portuguesa (2002). Graduada em Letras - Licenciatura Plena em português e Inglês (1997). Docente no curso de Letras Libras/Libras - Licenciatura e Bacharelado do NEaDUNI/Unioeste/UAB, na Rede Estadual de Educação do Paraná (Seed) e na Rede Municipal de Educação de Cascavel-PR (Semed).

Beatriz Helena Dal Molin, Universidade do Oeste do Paraná- Unioeste

Professora titular da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel-PR, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, Nível de Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do NEaDUNI/UaB. Pós-doutorado no programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC). Doutora em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhecimento (2003). Mestre em Linguística na área de Análise do Discurso (1994). Graduada em Letras-Francês (1977).

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Olizaroski, I. M. H. ., & Molin, B. H. D. . (2023). ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES SURDOS COM FOCO NA MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 21–41. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8735