CURSOS DE LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM) E A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.26010

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais. Educação Bilíngue. Licenciaturas. UFTM. Análise Documental.

Resumo

O objetivo deste estudo é realizar uma análise das fontes primárias dos documentos que fundamentam a Língua Brasileira de Sinais e a Educação Bilíngue em nível federal: Lei nº 10.436/2002; Decreto nº 5.626/2005; Lei nº 12.319/2010; Lei nº 13.005/2014; Lei nº 13.146/2015; e, Lei nº 14.191/2021. Confrontar com Matriz Curricular e o Projeto Político Pedagógico dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Procura-se examinar como os dois documentos estão alinhados às legislações e, assim, avaliar o comprometimento da formação docente oferecida pela instituição. O trabalho se ancora em autores clássicos que fundamentam a maioria das pesquisas acadêmicas na temática, numa perspectiva Socioantropológica: Quadros (1998; 2005); Quadros e Schmiedt (2006); Quadros e Perlin (2007); Perlin (2016; 2006); e, Skliar (1998). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental. Os resultados apontam que a cultura de Ouvintismo prevalece nas grades curriculares dos Cursos de Licenciatura da UFTM, postergando a Pedagogia Visual a uma segunda categoria. A manutenção de cargas horárias simbólicas de Libras (30h) fere o espírito da Lei 14.191/2021, pois gera uma falsa inclusão, onde o professor possui o diploma, mas permanece "mudo" diante do aluno surdo. É imperativo que os cursos de licenciatura reformulem seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), transformando a disciplina de Libras em um eixo articulador de práticas pedagógicas visuais e bilíngues, superando a visão de "adaptação" para alcançar a "equidade linguística".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Mariano Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2022-); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2021); Pós-graduação em Gestão Escolar: Orientação E Supervisão (2020); Pós-graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia (2018); Graduação em Educação Física (2021); Graduação em Pedagogia (2020); e, Graduação em História (2011). 

Aldovano Dantas Barbosa, UNESP

Doutor e Mestre em Serviço Social, todos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Franca), Mestre em Educação pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), atualmente Doutorando em Educação pela UFTM. Tem experiência na área de Serviço Social, Educação (USP/Ribeirão Preto), Filosofia e Sociologia com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, Marxismo, Educação, Capacitação, Neoliberalismo e Leitura Crítica comparada entre Brasil e países da América Latina, especialmente Cuba - colaborador com a Universidade de Havana-, Venezuela e Bolívia. 

Amanda Ferreira Gomide, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Graduada em licenciatura em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atuou como bolsista do Projeto institucional de Iniciação a Docência (PIBID) por 4 anos, onde executou projetos educacionais, culturais, sociais e artísticos em escolas públicas de Uberaba - MG. Atuou como professora de História no Colégio COC em 2021, Educadora Social na Casa do Adolescente Guadalupe em 2023, Professora de Patrimônio Cultural e de História na Escola Estadual Quintiliano Jardim em 2023 na cidade Uberaba- MG. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Futura e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Marília Barbosa Santana, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, bolsista PET (2023-2025). Pesquisadora na área de literatura contemporânea e educação especial.

Downloads

Publicado

2026-04-24

Como Citar

Ribeiro, A. M., Barbosa, A. D., Gomide, A. F., & Santana, M. B. (2026). CURSOS DE LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM) E A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(4), 1–23. https://doi.org/10.51891/rease.v12i4.26010