PSICOMOTRICIDADE E DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA PERSPECTIVA INTEGRADORA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Lucélia Lira Moura Teixeira Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Vilma Ribeiro de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Renata Gaspar da Costa Universidade Federal do Maranhão
  • Osvaldo Antonio Ribeiro Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Fábia Maceno Ribeiro Faculdade Suldamérica

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15807

Palavras-chave:

Perda auditiva. Psicomotricidade. Aprendizagem.

Resumo

A educação de crianças com perda auditiva é um desafio que ainda afeta diretamente a sociedade, especialmente quando se trata dos direitos dos portadores de necessidades especiais, como os surdos. Essas crianças precisam ter acesso a recursos essenciais como educação, saúde, trabalho, lazer e demais aspectos que garantam seu pleno desenvolvimento e convívio em sociedade. Um diagnóstico tardio dessa deficiência pode prejudicar severamente o desenvolvimento infantil, especialmente no âmbito educacional, onde ao longo da história, muitos surdos foram julgados como incapazes de realizar atividades consideradas comuns para pessoas sem deficiência. Diante dessa realidade, o presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do aprendizado de estudantes surdos, explorando a psicomotricidade como uma alternativa para nortear esse processo. A psicomotricidade é apresentada como uma ferramenta que facilita o ensino-aprendizagem ao integrar o movimento e o brincar, ajudando a criança a conhecer melhor seu corpo, suas limitações e potencialidades. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma análise bibliográfica com base em estudos existentes sobre a aplicação da psicomotricidade na educação de crianças com deficiência auditiva. A psicomotricidade, ao focar no movimento, possibilita uma abordagem pedagógica inclusiva e diferenciada, promovendo o desenvolvimento cognitivo e social desses alunos.

Biografia do Autor

Lucélia Lira Moura Teixeira, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática, Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. 

Vilma Ribeiro de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO.

Renata Gaspar da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Maranhão – UFMA. 

Osvaldo Antonio Ribeiro Junior, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Matemática, Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

Fábia Maceno Ribeiro, Faculdade Suldamérica

Especialista em Gestão Pública, Faculdade Suldamérica.

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Publicado

2024-09-21

Como Citar

Teixeira, L. L. M., Almeida, V. R. de, Costa, R. G. da, Ribeiro Junior, O. A., & Ribeiro, F. M. (2024). PSICOMOTRICIDADE E DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA PERSPECTIVA INTEGRADORA NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2838–2848. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15807