PSICOMOTRICIDADE E DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA PERSPECTIVA INTEGRADORA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15807Palavras-chave:
Perda auditiva. Psicomotricidade. Aprendizagem.Resumo
A educação de crianças com perda auditiva é um desafio que ainda afeta diretamente a sociedade, especialmente quando se trata dos direitos dos portadores de necessidades especiais, como os surdos. Essas crianças precisam ter acesso a recursos essenciais como educação, saúde, trabalho, lazer e demais aspectos que garantam seu pleno desenvolvimento e convívio em sociedade. Um diagnóstico tardio dessa deficiência pode prejudicar severamente o desenvolvimento infantil, especialmente no âmbito educacional, onde ao longo da história, muitos surdos foram julgados como incapazes de realizar atividades consideradas comuns para pessoas sem deficiência. Diante dessa realidade, o presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do aprendizado de estudantes surdos, explorando a psicomotricidade como uma alternativa para nortear esse processo. A psicomotricidade é apresentada como uma ferramenta que facilita o ensino-aprendizagem ao integrar o movimento e o brincar, ajudando a criança a conhecer melhor seu corpo, suas limitações e potencialidades. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma análise bibliográfica com base em estudos existentes sobre a aplicação da psicomotricidade na educação de crianças com deficiência auditiva. A psicomotricidade, ao focar no movimento, possibilita uma abordagem pedagógica inclusiva e diferenciada, promovendo o desenvolvimento cognitivo e social desses alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY