O ATO DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE E APRENDIZAGEM

Autores

  • Rosa Maria Stefanello Sartori Centro Universitário Barão de Mauá
  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12744

Palavras-chave:

Brincar. Aprendizagem infantil. Ludicidade e aprendizagem

Resumo

O presente artigo cognominado O ato de brincar na educação infantil: ludicidade e aprendizagem propõe uma revisão bibliográfica com intuito de refletir sobre a importância do ato de brincar na educação infantil aliando ludicidade e aprendizagens, além de pensar sobre a função educativa do professor enquanto motivador dessas atividades e de aprendizagens. Sabe-se que no momento em que a criança interage com colegas, através das brincadeiras e brinquedos, é estimulada a falar, ouvir, fazer escolhas, interpretar e simbolizar diferentes ações as quais requerem imaginação, exposição de opinião própria, assim como respeito às alheias e. principalmente, instigada a resolver conflitos. Tudo isso permite-lhe conhecer, compreender e interagir, gradativamente, na vida em sociedade.

Biografia do Autor

Rosa Maria Stefanello Sartori, Centro Universitário Barão de Mauá

Graduação em Pedagogia, Especialização em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá

Orientador do curso de pós-graduação em Educação Infantil — Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

Sartori, R. M. S., & Lopes, M. M. (2024). O ATO DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 211–223. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12744