OS SEMINÁRIOS DE BOAS PRÁTICAS DO PROGRAMA PIAUIENSE DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, NO ESTADO DO PIAUÍ, COMO FORMA DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EQUIDADE, NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Gabriel Frechiani de Oliveira SEDUC PIAUÍ
  • Maria Zulmira de Brito SEDUC PIAUÍ
  • Elen Joanne da Silva Curvina Secretaria de Estado de Educação do Piauí
  • Russanderson Oliveira Barbosa Secretaria de Estado de Educação do Piauí
  • Crisalda De Jesus dos Santos Lima Secretaria de Estado de Educação do Piauí
  • Yonne Rodrigues de Sousa Soares Secretaria de Estado de Educação do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18314

Palavras-chave:

Alfabetização na Idade Certa. Educação com qualidade. Educação com equidade. Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. Regime de Colaboração.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade abordar o processo de formação de professores da educação, ciclo de alfabetização (1º e 2º anos) e gestores escolares, no Programa Piauiense de Alfabetização, na Idade Certa, na 10ª Gerência Regional de Educação, que compreende 13 municípios. A principal justificativa deste é ressaltar a importância das formações continuadas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, nas redes educacionais municipais, a partir de um regime de colaboração entre o Estado e os trezes município, que compreendem a jurisdição da 10ª GRE, Os objetivos deste trabalho estão divididos em dois segmentos: primeiro, o objetivo geral é compreender a importância das formações continuadas do PPAIC, para a melhoria dos índices educacionais, nos anos iniciais, garantindo o direito de aprendizagem dos alunos; Os procedimentos metodológicos desta pesquisa: a) pesquisa documental e bibliográfica; b) pesquisa de campo, descrevendo as formações do PPAIC, durante os anos de 2022 a 2024. Por fim, conclui-se a importância das formações continuadas para professores e gestores, que culminaram na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na 10ª GRE Floriano.

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Biografia do Autor

Gabriel Frechiani de Oliveira, SEDUC PIAUÍ

Licenciado em História pela UESPI. Doutor em arqueologia pela UFS. Servidor do estado do Piauí, Secretaria de Estado da Educação do Piauí. 

Maria Zulmira de Brito, SEDUC PIAUÍ

Mestra em Direito e Afirmação de Vulneráveis pela Universidade CEUMA. Coordenadora Regional do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PPAIC na 9a GRE (SEDUC) e advogada (OAB/PI).

Elen Joanne da Silva Curvina, Secretaria de Estado de Educação do Piauí

Mestra em educação inclusiva, Universidade Federal do Piauí. Coordenação Regional do PPAIC - 15ª GRE

Russanderson Oliveira Barbosa, Secretaria de Estado de Educação do Piauí

Licenciatura Plena em Pedagogia pela UESPI. Coordenador Regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa- PPAIC-5a GRE(SEDUC).

Crisalda De Jesus dos Santos Lima , Secretaria de Estado de Educação do Piauí

Mestre em ciências ambientais UFPA. Coordenadora Regional PPAIC.

Yonne Rodrigues de Sousa Soares, Secretaria de Estado de Educação do Piauí

Graduada em Letras Espanhol pela em Letras pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (2024). Coordenadora Regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa - PPAIC na Secretaria de Estado da Educação do Piauí.

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Publicado

2025-03-01

Como Citar

Oliveira, G. F. de, Brito, M. Z. de, Curvina, E. J. da S., Barbosa, R. O., Lima , C. de J. dos S., & Soares, Y. R. de S. (2025). OS SEMINÁRIOS DE BOAS PRÁTICAS DO PROGRAMA PIAUIENSE DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, NO ESTADO DO PIAUÍ, COMO FORMA DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EQUIDADE, NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 96–102. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18314