OS SEMINÁRIOS DE BOAS PRÁTICAS DO PROGRAMA PIAUIENSE DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, NO ESTADO DO PIAUÍ, COMO FORMA DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EQUIDADE, NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18314Palavras-chave:
Alfabetização na Idade Certa. Educação com qualidade. Educação com equidade. Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. Regime de Colaboração.Resumo
O presente trabalho tem por finalidade abordar o processo de formação de professores da educação, ciclo de alfabetização (1º e 2º anos) e gestores escolares, no Programa Piauiense de Alfabetização, na Idade Certa, na 10ª Gerência Regional de Educação, que compreende 13 municípios. A principal justificativa deste é ressaltar a importância das formações continuadas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, nas redes educacionais municipais, a partir de um regime de colaboração entre o Estado e os trezes município, que compreendem a jurisdição da 10ª GRE, Os objetivos deste trabalho estão divididos em dois segmentos: primeiro, o objetivo geral é compreender a importância das formações continuadas do PPAIC, para a melhoria dos índices educacionais, nos anos iniciais, garantindo o direito de aprendizagem dos alunos; Os procedimentos metodológicos desta pesquisa: a) pesquisa documental e bibliográfica; b) pesquisa de campo, descrevendo as formações do PPAIC, durante os anos de 2022 a 2024. Por fim, conclui-se a importância das formações continuadas para professores e gestores, que culminaram na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na 10ª GRE Floriano.
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