EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Autores

  • Maria Suely Farias Cunha Wisdom Of Christ
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário
  • Alanne de Oliveira Garcia Gouveia FAAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19811

Palavras-chave:

Formação de professores. Políticas públicas educacionais. Educação básica. Desigualdades regionais. Formação continuada. Tecnologias educacionais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as políticas públicas de formação de professores no Brasil, com foco na evolução histórica, desafios contemporâneos e perspectivas futuras para a educação básica no país. A formação de professores é um dos principais pilares para a melhoria da qualidade da educação, sendo uma das questões mais debatidas no contexto educacional brasileiro. O trabalho se baseia na análise das políticas públicas de formação, observando especialmente a discrepância entre as regiões brasileiras, que afeta a qualidade da formação e a capacitação docente. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, o artigo revisitou marcos históricos significativos da educação no Brasil, como a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e a implementação de programas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os resultados indicam que, embora o país tenha avançado significativamente em termos de quantidade de professores formados, as disparidades regionais e a falta de infraestrutura comprometem a qualidade da formação. Além disso, a formação continuada, essencial para o desenvolvimento contínuo dos educadores, ainda apresenta sérias limitações, como a falta de recursos e a escassez de programas adequados às necessidades locais. A pesquisa destaca a necessidade urgente de uma reforma nas políticas de formação docente, com maior adaptação às realidades regionais e um investimento mais robusto na capacitação de professores, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Conclui-se que, para garantir uma educação de qualidade no Brasil, é imprescindível o fortalecimento de políticas públicas que integrem formação inicial e continuada, com foco na atualização pedagógica e no uso de tecnologias educacionais.

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Biografia do Autor

Maria Suely Farias Cunha, Wisdom Of Christ

Mestre em Ciências da Educação pela Wisdom Of Christ; Especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC. 

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário

Pós–Doutora em Docência Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Doutora em Ciências da Educação pela Uninter - PY e Coordenadora Pedagógica em Feira de Santana – BA.

Alanne de Oliveira Garcia Gouveia, FAAL

Especialista em Psicomotricidade e Ludicidade e Educação Física Escolar e TGD/TEA pela FAAL; Professora Prestadora de Serviços do Polo Cilo Andrade Taperoá PB. 

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

Cunha, M. S. F., Leal, D. A., & Gouveia, A. de O. G. (2025). EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1174–1189. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19811