O REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: OS RESULTADOS DO PROGRAMA PIAUIENSE DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, NA 10ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, EM FLORIANO, NO ESTADO DO PIAUÍ (2021-2024)

Autores

  • Gabriel Frechiani de Oliveira SEDUC PIAUÍ
  • Maria Zulmira de Brito SEDUC PIAUÍ
  • Elen Joanne da Silva Curvina Secretaria de Estado de Educação do Piauí
  • Russandeerson Oliveira Barbosa Secretaria de Estado de Educação do Piauí
  • Crisalda De Jesus dos Santos Lima SEDUC PIAUÍ
  • Yonne Rodrigues de Sousa Soares Secretaria de Estado de Educação do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18312

Palavras-chave:

Política Educacional. Regime de Colaboração. Alfabetização na Idade Certa.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar o processo de implantação do Programa Piauiense de Alfabetização, na Idade Certa, em forma de regime de colaboração e como uma política pública educacional, nos treze municípios que compõem à 10ª Gerência Regional de Educação, em Floriano, no Estado do Piauí, desde 2021.  Os principais objetivos do Programa Piauiense de Alfabetização, na Idade Certa, é alfabetizar todas as crianças até os sete anos de idade, estabelecendo laços colaborativos entre o Estado do Piauí e os municípios. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse trabalho é pesquisa documental e bibliográfica; a pesquisa de campo, realizada no decorrer do desenvolvimento desse trabalho. Os principais resultados encontrados são a melhoria do processo de alfabetização, nos municípios da 10ª GRE Floriano.

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Biografia do Autor

Gabriel Frechiani de Oliveira, SEDUC PIAUÍ

Licenciado em História pela UESPI. Doutor em arqueologia pela UFS. Servidor do estado do Piauí, Secretaria de Estado da Educação do Piauí. 

Maria Zulmira de Brito, SEDUC PIAUÍ

Mestra em Direito e Afirmação de Vulneráveis pela Universidade CEUMA. Coordenadora Regional do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PPAIC na 9⁠ª GRE (SEDUC) e advogada (OAB/PI). 

Elen Joanne da Silva Curvina, Secretaria de Estado de Educação do Piauí

Mestra em educação inclusiva, Universidade Federal do Piauí. Coordenação Regional do PPAIC - 15ª GRE.

Russandeerson Oliveira Barbosa , Secretaria de Estado de Educação do Piauí

Licenciatura Plena em Pedagogia pela UESPI. Coordenador Regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa- PPAIC-5⁠ª GRE(SEDUC). 

Crisalda De Jesus dos Santos Lima , SEDUC PIAUÍ

 Mestre em ciências ambientais pela UFPA. Coordenadora Regional PPAIC. 

Yonne Rodrigues de Sousa Soares, Secretaria de Estado de Educação do Piauí

Graduada em Letras Espanhol em Letras pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (2024). Coordenadora Regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa - PPAIC na Secretaria de Estado da Educação do Piauí.

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Publicado

2025-03-01

Como Citar

Oliveira, G. F. de, Brito, M. Z. de, Curvina, E. J. da S., Barbosa, R. O., Lima, C. de J. dos S., & Soares, Y. R. de S. (2025). O REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: OS RESULTADOS DO PROGRAMA PIAUIENSE DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, NA 10ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, EM FLORIANO, NO ESTADO DO PIAUÍ (2021-2024). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2645–2652. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18312