FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS METODOLÓGICOS NA EJA: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL

Autores

  • Deivid Alves Magdalena UNEATLANTICO
  • Alcimar José Silva Ivy Enber Christian University
  • Maelson Jucá de Queiroz Fernandes FAVENI
  • José Maurício de Carvalho Paes de Andrade Universidad Européa del Atlántico
  • Erivânia Ferreira Queiroz Calu da Silva UNEATLANTICO
  • Gaby Diogo Alves dos Santos Centro Universitário Única

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21952

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Formação docente. Avaliação formativa.

Resumo

Este artigo analisa como a formação docente e as estratégias metodológicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem atuar como dispositivos de inclusão social e educacional, especialmente em turmas marcadas por heterogeneidade etária, sociocultural e de trajetórias. Com base em pesquisa bibliográfica (2019-2025) e na leitura crítica de documentos normativos, mapeiam‑se desafios recorrentes oferta irregular, rotatividade docente, conciliação entre estudo, trabalho e cuidado e identificam‑se práticas com maior lastro: formação continuada situada na escola, currículo por problemas e projetos conectados ao território, avaliação formativa com critérios transparentes e instrumentos variados (rubricas, portfólios, devolutivas), além do uso pedagógico de tecnologias acessíveis para ampliar tempos e espaços de estudo. Os resultados indicam que protocolos mínimos de planejamento colaborativo (matriz de competências, planos quinzenais, rubricas comuns) e monitoramento formativo com busca ativa contribuem para engajamento, permanência e aprendizagem com sentido público. Conclui‑se que investir em mediação dialógica, planejamento flexível e avaliação inclusiva é condição para consolidar a EJA como política de direito, reduzindo desigualdades e reconhecendo saberes de experiência feitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid Alves Magdalena, UNEATLANTICO

Mestrando em educação, UNEATLANTICO.

Alcimar José Silva, Ivy Enber Christian University

Doutorando. Ivy Enber Christian University.

Maelson Jucá de Queiroz Fernandes, FAVENI

Especialista em Gestão Escolar FAVENI Centro, Fortaleza, Ceará.

José Maurício de Carvalho Paes de Andrade, Universidad Européa del Atlántico

Mestrado em formação de professores. Universidad Européa del Atlántico.

Erivânia Ferreira Queiroz Calu da Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em educação. UNEATLANTICO.

Gaby Diogo Alves dos Santos, Centro Universitário Única

Especialista em Geriatria e Gerontologia, Centro Universitário Única.

Downloads

Publicado

2025-11-05

Como Citar

Magdalena, D. A., Silva, A. J., Fernandes, M. J. de Q., Andrade, J. M. de C. P. de, Silva, E. F. Q. C. da, & Santos, G. D. A. dos. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS METODOLÓGICOS NA EJA: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1173–1186. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21952