FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS METODOLÓGICOS NA EJA: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21952Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Formação docente. Avaliação formativa.Resumo
Este artigo analisa como a formação docente e as estratégias metodológicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem atuar como dispositivos de inclusão social e educacional, especialmente em turmas marcadas por heterogeneidade etária, sociocultural e de trajetórias. Com base em pesquisa bibliográfica (2019-2025) e na leitura crítica de documentos normativos, mapeiam‑se desafios recorrentes oferta irregular, rotatividade docente, conciliação entre estudo, trabalho e cuidado e identificam‑se práticas com maior lastro: formação continuada situada na escola, currículo por problemas e projetos conectados ao território, avaliação formativa com critérios transparentes e instrumentos variados (rubricas, portfólios, devolutivas), além do uso pedagógico de tecnologias acessíveis para ampliar tempos e espaços de estudo. Os resultados indicam que protocolos mínimos de planejamento colaborativo (matriz de competências, planos quinzenais, rubricas comuns) e monitoramento formativo com busca ativa contribuem para engajamento, permanência e aprendizagem com sentido público. Conclui‑se que investir em mediação dialógica, planejamento flexível e avaliação inclusiva é condição para consolidar a EJA como política de direito, reduzindo desigualdades e reconhecendo saberes de experiência feitos.
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