CIDADANIA GLOBAL E INCLUSÃO DIGITAL: FACILITANDO O APRENDIZADO EM AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22451Palavras-chave:
Cidadania global. Inclusão digital. Educação a distância.Resumo
Esse artigo buscou analisar como a cidadania global e a inclusão digital podem contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ambientes de Educação a Distância (EaD). O objetivo foi compreender de que forma o uso das tecnologias digitais pode ampliar o acesso ao conhecimento, promover a equidade educacional e favorecer a formação de cidadãos críticos e participativos. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, baseou-se em autores como Freire, Morin, Castells, Kenski e Moran, que discutem o papel das tecnologias na formação humana e social. Os resultados apontaram que o uso pedagógico das tecnologias digitais favorece a autonomia dos estudantes e fortalece o diálogo intercultural, desde que haja mediação docente adequada e políticas de inclusão digital. Constatou-se também que o acesso às tecnologias, quando aliado à prática pedagógica humanizada, é capaz de reduzir desigualdades e promover a cidadania global. Conclui-se que a integração entre cidadania, inclusão e tecnologia é indispensável para o fortalecimento de uma educação inovadora, democrática e socialmente transformadora.
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