CIDADANIA GLOBAL E INCLUSÃO DIGITAL: FACILITANDO O APRENDIZADO EM AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • José Maurício de Carvalho Paes de Andrade Universidad Européa del Atlántico.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22451

Palavras-chave:

Cidadania global. Inclusão digital. Educação a distância.

Resumo

Esse artigo buscou analisar como a cidadania global e a inclusão digital podem contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ambientes de Educação a Distância (EaD). O objetivo foi compreender de que forma o uso das tecnologias digitais pode ampliar o acesso ao conhecimento, promover a equidade educacional e favorecer a formação de cidadãos críticos e participativos. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, baseou-se em autores como Freire, Morin, Castells, Kenski e Moran, que discutem o papel das tecnologias na formação humana e social. Os resultados apontaram que o uso pedagógico das tecnologias digitais favorece a autonomia dos estudantes e fortalece o diálogo intercultural, desde que haja mediação docente adequada e políticas de inclusão digital. Constatou-se também que o acesso às tecnologias, quando aliado à prática pedagógica humanizada, é capaz de reduzir desigualdades e promover a cidadania global. Conclui-se que a integração entre cidadania, inclusão e tecnologia é indispensável para o fortalecimento de uma educação inovadora, democrática e socialmente transformadora.

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Biografia do Autor

José Maurício de Carvalho Paes de Andrade, Universidad Européa del Atlántico.

Mestre em Educação (Formação de Professores). Universidad Européa del Atlántico. 

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Andrade, J. M. de C. P. de. (2025). CIDADANIA GLOBAL E INCLUSÃO DIGITAL: FACILITANDO O APRENDIZADO EM AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9349–9358. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22451