OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Luana Maria Pereira Barbosa FANORPI
  • Maralise Pereira de Abreu Faculdade São Braz
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23163

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Ensino Fundamental. Desafios Educacionais.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e a possibilidades de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Fundamentada em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e natureza descritiva, a investigação baseia-se em autores clássicos e contemporâneos como Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2021), Morais (2012), Vygotsky (1998), além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Os resultados da análise apontam que os principais desafios envolvem a heterogeneidade das turmas, a formação inicial e continuada dos professores, a carência de recursos pedagógicos, as desigualdades socioeconômicas e que para enfrentar é necessário adotar uma metodologia centrada no aluno, considerando seu processo de aprendizagem de forma concreta onde ele possa vivenciar e construir de forma significativa sua alfabetização e seu letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Maria Pereira Barbosa, FANORPI

Pedagoga - Rede Municipal de Carlópolis - PR, Graduada em Pedagogia na Faculdade do Norte Pioneiro - FANORPI, Pós-graduada em Educação Infantil na Bagozzi. Atuando na Educação Infantil.

Maralise Pereira de Abreu, Faculdade São Braz

Educação Infantil, Rede Municipal de Carlópolis - PR, Graduada em Pedagogia  Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, Artes Visuais - Universidade Metropolitana de Santos, Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva - Facibra Faculdade de São Braz, Transtornos do Espectro autista e transtornos globais do desenvolvimento, Arte terapia e educação – Faculdade São Braz.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em ciências da Educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Barbosa, L. M. P., Abreu, M. P. de, & Silva, R. I. P. da. (2025). OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3221–3232. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23163