A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM INCLUSIVO

Autores

  • Adriana Kelli da Silva Alves do Rosário Centro Universitário FAVENI
  • Franciele da silva Siqueira Centro Universitário- Faveni
  • Suzinéia Fátima dos Santos Santiago Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6937

Palavras-chave:

Ludicidade. Ensino-aprendizagem. Dificuldade de aprendizagem. Trabalho inclusivo.

Resumo

Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início. O presente artigo através de pesquisas bibliográficas tem o objetivo de ressaltar a importância da ludicidade para a inclusão no processo de ensino aprendizado no trabalho do educador. A atividade lúdica fornece ao educador subsídios sobre os esquemas que organizam e integram o conhecimento num nível representativo. O educador no trabalho com a inclusão utiliza o jogo diferentemente dos demais profissionais, porque o vê como uma técnica que permite a articulação de aspectos objetivos e subjetivos, necessários para que a aprendizagem aconteça quebrando as barreiras. O lúdico é um mecanismo estratégico de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropriação significativa do conhecimento. O olhar do educador sobre a criança especial deve ser intrigado, pois se as condições para a aprendizagem estão estabelecidas em todos os seres humanos, mas que a pesar de suas limitações há um motivo para que isso aconteça e precisa ser investigado e desvendado, como a ludicidade é um forte atrativo para que os indivíduos se motivem na busca de uma aprendizagem prazerosa, então, temos os jogos e brincadeiras como aliados nesta tarefa.

Biografia do Autor

Adriana Kelli da Silva Alves do Rosário, Centro Universitário FAVENI

Formada em pedagogia pela UNIC - Universidade de Cuiabá, ano 2012 - pós-graduada em Piscicopedagogia Clínica e Institucional pela FAUC - Faculdade de Cuiabá e  Educação Especial - Educação Inclusiva e altas habilidades pelo Centro Universitário FAVENI. E-mail: adrianasilva.rosario@hotmail.com.

Franciele da silva Siqueira, Centro Universitário- Faveni

Especialista em educação infantil anos inicias e psicopedagogia promovida pelo Centro Universitário- Faveni. Licenciatura em Pedagogia promovida pela Faculdade Fatec.

Suzinéia Fátima dos Santos Santiago, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Especialista em Coordenação Pedagógica em 2015 pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. Licenciatura em Pedagogia Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. E-mail: E-mail suzineia@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Rosário, A. K. da S. A. do ., Siqueira, F. da silva ., & Santiago, S. F. dos S. . (2022). A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM INCLUSIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1067–1074. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6937