LUDICIDADE NA MATEMÁTICA

Autores

  • Patrícia Carolina de Souza Pereira Universidade José do Rosário Vellano
  • Beatriz Miranda Moreira Universidade José do Rosário Vellano
  • Marlete Fernandes Arifa Universidade José do Rosário Vellano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3374

Palavras-chave:

Covid-19. Educação infantil. Ensino-aprendizado. Ludicidade na matemática. Lúdico.

Resumo

Aprender matemática é muito mais que saber contar, é necessário compreender o conceito de números. Diante dessas dificuldades, surgem algumas dúvidas: como os professores podem usar a ludicidade para trabalhar com os alunos? Quais os desafios no ensino de matemática? Como a ludicidade pode contribuir para o aprendizado do aluno? Dessa forma, este trabalho tem como objetivo destacar a importância de trabalhar a ludicidade nas aulas de matemática no dia a dia das crianças, possibilitando uma visão positiva acerca da aprendizagem dessa disciplina. Pretendeu-se, na metodologia utilizada, realizar uma revisão bibliográfica sistemática que trouxesse, por meio de referências teóricas, o quão a ludicidade é importante no processo de ensino-aprendizagem de matemática, pois trabalhar com o lúdico torna as aulas práticas atrativas para os alunos e os educadores obtêm melhores resultados em sala. Diversos autores ressaltam que os jogos podem ser utilizados com a finalidade de facilitar o aprendizado, como construir conceitos e memorização de processos, pois, ao mesmo tempo em que jogam, os alunos estão exercitando a capacidade de concentração e de atenção e aprendem a elaborar hipóteses, estabelecendo alternativas diferentes, se organizando da melhor forma para solucionar os problemas. Conclui-se que a ludicidade na matemática desempenha papel importantíssimo para se obter sucesso na prática educativa.

Biografia do Autor

Patrícia Carolina de Souza Pereira, Universidade José do Rosário Vellano

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação (Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil), Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior (Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil) e mestrado Profissional em Sistemas de Produção na Agropecuária (Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil).

Beatriz Miranda Moreira, Universidade José do Rosário Vellano

Graduação em Pedagogia (Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil).

Marlete Fernandes Arifa, Universidade José do Rosário Vellano

Graduação em Pedagogia (Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil).

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Pereira, P. C. de S. ., Moreira, B. M. ., & Arifa, M. F. . (2021). LUDICIDADE NA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 368–385. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3374