LUDICIDADE NA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3374Palabras clave:
Covid-19. Educação infantil. Ensino-aprendizado. Ludicidade na matemática. Lúdico.Resumen
Aprender matemática é muito mais que saber contar, é necessário compreender o conceito de números. Diante dessas dificuldades, surgem algumas dúvidas: como os professores podem usar a ludicidade para trabalhar com os alunos? Quais os desafios no ensino de matemática? Como a ludicidade pode contribuir para o aprendizado do aluno? Dessa forma, este trabalho tem como objetivo destacar a importância de trabalhar a ludicidade nas aulas de matemática no dia a dia das crianças, possibilitando uma visão positiva acerca da aprendizagem dessa disciplina. Pretendeu-se, na metodologia utilizada, realizar uma revisão bibliográfica sistemática que trouxesse, por meio de referências teóricas, o quão a ludicidade é importante no processo de ensino-aprendizagem de matemática, pois trabalhar com o lúdico torna as aulas práticas atrativas para os alunos e os educadores obtêm melhores resultados em sala. Diversos autores ressaltam que os jogos podem ser utilizados com a finalidade de facilitar o aprendizado, como construir conceitos e memorização de processos, pois, ao mesmo tempo em que jogam, os alunos estão exercitando a capacidade de concentração e de atenção e aprendem a elaborar hipóteses, estabelecendo alternativas diferentes, se organizando da melhor forma para solucionar os problemas. Conclui-se que a ludicidade na matemática desempenha papel importantíssimo para se obter sucesso na prática educativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY