A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ilza Francisca da Silva Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4600

Palavras-chave:

Educação infantil. Brincadeira. Brinquedo.

Resumo

O presente artigo intitulado a importância das brincadeiras na educação infantil tem como objetivo de compreender a importância das brincadeiras enquanto opção metodológica no processo de aquisição do conhecimento no ensino aprendizagem, anlisar e observar como as crianças na educação infantil e como a brincadeira e o brinquedo podem contribuir na formação e no desenvolvimento da aprendizagem da criança? Este artigo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças e do educador. Vygostky (1988) acrescenta que é a brincadeira que a criança supera a ação impulsiva relativa aos objetos. Para Kishimoto (2002, p. 14): “Froebel concebeu o brincar como atividade livre e espontânea da criança”. Piaget (1978), afirmando que a partir da brincadeira a criança pode demonstrar o nível cognitivo que se encontra além de permitir a construção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Ilza Francisca da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

Silva, I. F. da . (2022). A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1380–1393. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4600