AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carla Auxiliadora Barreto Romão Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Ednil Maria Ribeiro da Cunha Santos Faculdade Afirmativo
  • Lucélia Gomes Rodrigues Pagnussat Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Marlene Diniz de Souza Santos Instituto Saber
  • Marli Rodrigues dos Santos Instituto Cuiabano de Educação
  • Sandra Lucia Ferreira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Jaqueline Lopes dos Reis Faculdade UNINA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7309

Palavras-chave:

Tecnologia digital. Educação Infantil. Ambiente escolar.

Resumo

Nos dias atuais, o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar tornou-se essencial. Assim, as escolas devem ter os recursos necessários para que essas tecnologias promovam o aprendizado dos alunos, portanto, os professores devem estar bem preparados para o uso adequado nas rotinas escolares. O objetivo deste artigo é discutir a importância da incorporação da tecnologia digital como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação infantil e a necessidade de melhor preparar os professores para utilizar essas tecnologias de forma que se relacione com as realidades escolares. Ressalta-se que diante da realidade tecnológica atual, é imprescindível que a educação acompanhe o desenvolvimento da sociedade. Escolas e professores devem ser atualizados tecnologicamente sempre que possível para acomodar a nova geração de alunos que são incentivados a usar essas tecnologias mais cedo todos os dias. Foi possível garantir que os produtos básicos de tecnologia digital já estão disponíveis na maioria das escolas, garantindo assim que todas as crianças que ingressam no ambiente escolar se beneficiam do uso dessas novas tecnologias.

Biografia do Autor

Carla Auxiliadora Barreto Romão, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo. Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Ednil Maria Ribeiro da Cunha Santos, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Educacional pela Faculdade Afirmativo.

Lucélia Gomes Rodrigues Pagnussat, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG. Especialista em Prática Pedagógica na Educação do Campo pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Marlene Diniz de Souza Santos, Instituto Saber

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Saber.

Marli Rodrigues dos Santos, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Literatura pelo Instituto Cuiabano de Educação.

Sandra Lucia Ferreira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cândido Rondon – UNIRONDON. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Jaqueline Lopes dos Reis, Faculdade UNINA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Literatura Infantil pela Faculdade UNINA.

Downloads

Publicado

07/11/2022

Como Citar

Romão, C. A. B. ., Santos, E. M. R. da C. ., Pagnussat, L. G. R. ., Santos, M. D. de S. ., Santos, M. R. dos ., Ferreira, S. L. ., & Reis, J. L. dos. (2022). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1903–1914. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7309

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)